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Apresentação de Monografia da Graduação de Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça e Rodrigo Viana Pereira

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “FATORES QUE INFLUENCIAM NA PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DE 9° DO ENSINO FUNDAMENTAL – UM ESTUDO SOBRE O SARESP 2021

Alunos: Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendonça e Rodrigo Viana Pereira

Orientador: Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE)

Data: 09 de janeiro de 2023 – Segunda-feira

Horário: 17h00m

Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 306 (Auditório) ENCE

Resumo da MonografiaSegundo o Núcleo Ciência pela Infância (2014), a educação é um dos fatores que mais influencia o nível de bem-estar das pessoas ao longo da vida. Ou seja, indivíduos com maior escolaridade tendem a viver mais, com melhores condições de saúde, atingem melhores níveis socioeconômicos e de qualidade de vida, além de se envolverem menos em episódios de crimes e violência. Por isso, há a necessidade de medir a qualidade da educação pública oferecida à sociedade. Nesse contexto, há diversas avaliações de larga escala, podendo-se destacar o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), que tem como objetivo conhecer e entender o contexto educacional, além de orientar os gestores no monitoramento das políticas públicas. Portanto, o objetivo deste trabalho é determinar e analisar os possíveis fatores que influenciam na proficiência em Matemática através da utilização do Modelo de Regressão Linear Múltipla. Para o presente estudo, utilizou-se a base de dados do SARESP de 2021, que após o tratamento, contemplou informações de 981 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Mais especificamente, buscou-se analisar e quantificar as relações entre as variáveis relacionadas à prova cognitiva, à escola e informações socioemocionais e socioeconômicas com os valores obtidos na Proficiência em Matemática. Em relação aos resultados obtidos, as variáveis idade, existência de necessidades especiais, se foi reprovado, se gosta de estudar Matemática e tempo que utiliza para realizar dever de casa e renda domiciliar do aluno influenciam a Proficiência em Matemática, o que é esperado e encontrado em outras literaturas sobre o tema.

Palavras-chave: educação; matemática; proficiência; SARESP; modelo normal.

Banca examinadora:

Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE) Orientador

Elizabeth Belo Hypolito (ENCE/IBGE)

Coordenação de Graduação

Gustavo da Silva Ferreira

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro