logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Qualificação de Tese de Roberta Almeida Pereira

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

 Qualificação de Tese de Doutorado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Qualificação de Tese de Doutorado intitulada: 

“Não deixar ninguém para trás: fatores condicionantes da aprendizagem deficiente no ensino fundamental brasileiro”

Aluna: Roberta Almeida Pereira

Data: 14 de Dezembro de 2022 – Quarta-Feira

Horário: 09h00m

Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 – sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo Tese: Esta tese explora e investiga os fatores condicionantes da aprendizagem escolar deficiente no ensino fundamental brasileiro. O avanço da implantação de sistemas de avaliação da educação no Brasil evidenciou a grande desigualdade na educação brasileira, mesmo com avanços em direção à universalização do acesso à educação básica. Análises sobre o desempenho escolar já identificaram inúmeros problemas enfrentados pela educação no Brasil. Este estudo tem como objetivo mapear detalhadamente os estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, que não estão alcançando os escores mínimos desejados nos testes de matemática e língua portuguesa na Prova Brasil. São utilizados dados do SAEB 2017, para ajuste de modelo multinível multivariado para estimar fatores condicionantes da aprendizagem deficiente. Em estudos anteriores, foi identificado que algumas variáveis que determinam características das escolas, assim como dos estudantes, têm efeito no aprendizado deficiente. Neste estudo, uma contribuição importante será no que se refere no mapeamento de carências nos níveis aluno e escola, com análise conjunta da proficiência em matemática e língua portuguesa em nível nacional, apontando possivelmente novas variáveis determinantes do desempenho deficiente.

Palavras-chave: educação; educação básica; aprendizagem; desempenho escolar; Saeb; prova Brasil; políticas públicas; modelos multivariados.

Banca examinadora:

Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva (ENCE/IBGE) - Orientador

Dra. Barbara Cobo Soares (ENCE/IBGE) - Coorientadora

Dr. Paulo de Martino Jannuzzi (ENCE/IBGE)

Dra. Maria Tereza Serrano Barbosa (UNIRIO)

 

Coordenação de Pós-Graduação

Angelita Alves de Carvalho

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro