logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE: "Digitalização e Descarbonização – reflexões sobre a grande convergência"

A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário ENCE no dia 06 de Dezembro: 

Digitalização e Descarbonização – reflexões sobre a grande convergência

Palestrante: Camila Cunha Moreno

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e membro do Grupo de Trabalho de Ecologia Política do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO)

Dia: 06/12/2022 – terça-feira

Horário: 17:30 horas.

Local: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=mfa840e4a32b4de08a26062c2734dcc2b

Senha de acesso: fjBpmUBq935

Resumo

A transformação digital acelerada é um processo profundo e abrangente sobre todos os domínios da vida social. Junto com ela vemos o espectro de domínio cada vez mais complexo que o panóptico do capitalismo de plataforma está adquirindo em todo o mundo, sobre territórios mentais, modos de vida urbanos e rurais. Um vetor estrutural da consolidação deste processo é a convergência da tecnologia digital e climática (climate-tech). Justificadas sob o amplo guarda-chuvas da “descarbonização” como horizonte comum, assistimos desde o avanço de novas fronteiras da biotecnologia (como biologia sintética e edição de genes) à naturalização e normalização do controle e da vigilância (sensores, drones, internet das coisas - smartification of everything - que avançam e se tornam cada vez mais aceitas em prol da rastreabilidade e da transparência. A indústria de dados (data) como ativo econômico da nova economia, a implantação do 5G, a chegada do metaverso, o potencial da tecnologia da blockchain, a tokenização de novos ativos e a transformação do dinheiro são alguns dos elementos imbricados nesta transformação radical - do avanço da tecnocracia e do esvaziamento da política.

 

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro