logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE: "A inclusão digital importa? Origens, efeitos e geografia das desigualdades na Internet no Brasil"

A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário ENCE no dia 07 de Novembro: 

A inclusão digital importa? Origens, efeitos e geografia das desigualdades na Internet no Brasil

Palestrante: Fábio Jose Novaes de Senne

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador de Pesquisas do Centro Regional de Estudos sobre o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da UNESCO (CETIC.br)

 

Dia: 07/11/2022 – segunda-feira

Horário: 16:00 horas.

Local: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=md246329759d07fd7dfb1be8202df2803

Senha de acesso: wgGfu2MvB53

Resumo

O objetivo da apresentação é discutir como as desigualdades digitais – entendidas como diferenças na forma como indivíduos acessam e usam a Internet – afetam outras desigualdades sociais e territoriais. Tendo o caso do Brasil como objeto de estudo, a pesquisa faz uso da série histórica de surveys disponíveis sobre o uso da Internet no país (2001-2019). Partindo de uma análise da trajetória das desigualdades digitais no Brasil ao longo das últimas duas décadas, o estudo encontra padrões de distribuição de recursos e oportunidades on-line no tempo, identificando uma estratificação do uso da Internet segundo fatores associados à pobreza e ao acúmulo de vulnerabilidades sociais. Na sequência, utiliza um painel longitudinal para identificar em que medida o uso da Internet afeta o bem-estar individual, encontrando maior resiliência em situações de crise econômica entre usuários pobres que passam a usar a rede. Finalmente, investiga dinâmicas espaciais das desigualdades digitais, em especial como o estágio de difusão das TIC em regiões metropolitanas do país afeta a relação entre o uso da Internet e os resultados econômicos dos seus moradores, como ter um emprego e estar fora da pobreza.

 

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro