logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário de Iniciação Científica: "Tratamento contra a tuberculose: estudo sobre os desfechos"

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário de Iniciação Científica 

A ENCE tem o prazer de convidar para o seminário:

Tratamento contra a tuberculose: estudo sobre os desfechos

 Paulo César Silva Andrade dos Santos

ENCE/IBGE

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Mesmo que existam recursos tecnológicos, existe a expectativa de persistência dessa doença como problema de saúde pública. Uma das principais preocupações com respeito à tuberculose são as taxas de abandono do tratamento. Neste trabalho, usando dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), analisaram-se os fatores associados ao encerramento do tratamento contra a tuberculose, com foco em três desfechos (abandono, cura e óbito) nos anos de 2010 e 2018. Para isso foi utilizado o modelo de Regressão Logística Multinomial Nominal e, analisando as razões de chances foi possível verificar o impacto de cada variável nos desfechos. Os resultados indicaram que os pacientes do sexo masculino e da raça negra ou indígena estão mais vulneráveis ao abandono do tratamento. Além disso, os pacientes com 60 anos ou mais e que foram acometidos pela tuberculose pulmonar e extrapulmonar ao mesmo tempo tiveram mais chances de encerrar o tratamento devido ao óbito.

Dia: 17/10/2022

 Horário: 14:30 hs

Transmissão via Webex.

Detalhes da reunião:

Link para o seminário: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m3bf2196b8acd5ab23e387d4b61973047

Número da reunião: 2342 597 8543

Senha de acesso: seminarioIC_2022

OBS: A participação no seminário valerá horas de atividades complementares. Para que as horas sejam computadas, @s alun@s devem ingressar na sala de reunião com o nome completo e o número de matrícula.

A participação é aberta a todos os professores e alunos da graduação e da pós graduação, assim como a todos os funcionários do IBGE.


Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro