A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário ENCE no dia 26 de setembro:
"A invisibilidade das pessoas LGBTQI+ nas bases de dados: antecedentes, desafios e novas possibilidades a partir da Pesquisa Nacional de Saúde 2019"
Palestrante: Rafael Chaves Vasconcelos Barreto
(Pós-Doutorado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, Brasil)
Dia: 26/09/2022 – segunda-feira
Horário 16:00 – 18:00 horas.
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 (Auditório) – Bairro de Fátima
Resumo
A disponibilidade de informações a respeito das minorias populacionais, nesse caso, da população LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Queers e Intersexuais) e a possibilidade de cruzamentos com demais variáveis em bases populacionais é imprescindível para a compreensão das similaridades e especificidades da realidade vivenciada por estes grupos, bem como para a criação de políticas públicas focalizadas. Embora fundamentais para entender possíveis vulnerabilidades inerentes ao estigma social associado às minorias sexuais, dados referentes a esse público são bastante escassos no Brasil. Em âmbito nacional, tomando como base produções realizadas pelo IBGE, temos poucos registros de pesquisas que abordaram esse público. Mesmo sem perguntar de forma direta a orientação sexual do/a pesquisado/a, a Contagem Populacional de 2007 e, posteriormente o Censo 2010, trouxeram pela primeira vez a variável cônjuge do mesmo sexo, permitindo levantamentos de algumas informações para pessoas que declararam estar em uma relação estável com pessoas do mesmo sexo. Com base no exposto, nossa proposta será apresentar algumas questões relacionadas ao público alvo, alguns problemas relativos à investigação sobre orientação sexual e identidade de gênero e, por consequência, a ausência de informações sobre tal temática disponível em bases de dados populacionais. Por fim será abordada a importância da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2019 para o tema a partir da inclusão, de forma inédita, da pergunta “qual a sua orientação sexual”. Serão apresentados alguns dos dados recém-divulgados, suas limitações e algumas das possíveis oportunidades de investigações sobre o tema a partir de diferentes óticas.
Informações:
Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação