logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Apresentação de Monografia da Graduação de Bruno Ribeiro Lisboa

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: DESIGUALDADE EDUCACIONAL, DISPARIDADE DE RENDA E SUA INFLUÊNCIA NA EXPECTATIVA DE VIDA NO BRASIL”

Aluno: Bruno Ribeiro Lisboa

Orientadora: Renata Pacheco Nogueira Duarte (ENCE/IBGE)

Data: 29 de julho de 2022 – Sexta-feira

Horário: 14h30m

Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 305 ENCE

Resumo da Monografia: Para calcular o IDH (Índice de desenvolvimento humano) são considerados 3 fatores: saúde, educação e renda. A variável utilizada para medir a saúde e a qualidade de vida da população é a expectativa de vida. Este trabalho tem como objetivo avaliar a relação entre as desigualdades de renda e educação com a expectativa de vida. Diversos estudos já abordaram este tema e a grande maioria obteve resultados positivos, ou seja, encontraram relações significativas entre a desigualdade e a mortalidade. Para este trabalho foram selecionadas 12 variáveis, sendo 3 de renda, 4 de educação e 5 relacionadas a saneamento e saúde, além da expectativa de vida ao nascer. Os dados são referentes ao ano de 2019 e as unidades de referência são as 27 unidades da federação do Brasil. Foram ajustados 2 modelos lineares múltiplos, utilizando o método de mínimos quadrados e o método LASSO. Os resultados obtidos indicam que o nível de renda está fortemente associado à expectativa de vida, enquanto o nível de escolaridade, apesar de ter uma relação significativa com a expectativa de vida, tem essa relação explicada pela renda. Os indicadores de saneamento e saúde também tem relações significativas com a mortalidade, porém não conseguem explicar o efeito da renda.

Palavras-chave: expectativa de vida; desigualdade de renda, desigualdade educacional, modelos lineares, regressão LASSO.

Banca examinadora:

Renata Pacheco Nogueira Duarte (ENCE/IBGE) Orientadora

Ana Carolina Soares Bertho (ENCE/IBGE)

Larissa de Carvalho Alves (ENCE/IBGE)

Coordenação de Graduação

Gustavo da Silva Ferreira

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro