ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Apresentação de Monografia |
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “APLICAÇÃO DE MODELOS LINEARES HIERÁRQUICOS MULTIVARIADOS PARA ANÁLISE DE DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O SARESP 2019”
Aluno: Fernando Santos Barbosa
Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE)
Data: 26 de julho de 2022 – Terça-feira
Horário: 19h00m
Local: Rua André Cavalcanti, 106, sala 306 – ENCE
Resumo da Monografia: No Brasil, poucos são os temas que possuem o selo da unanimidade e, sem dúvidas, a importância da educação é um deles. Para o Estado, a educação é um dever, o qual cumpre através da promoção de políticas públicas. Contudo, para uma implementação eficiente, é indiscutível o valor alcançado pela utilização de métodos objetivos e de cunho científico. Nesse contexto, o uso de ferramentas estatísticas no diagnóstico e na avaliação de impacto das políticas educacionais ocupa lugar de destaque. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar e quantificar os fatores influentes no desempenho escolar utilizando modelos lineares hierárquicos multivariados. Mais especificamente, buscou-se analisar e quantificar as relações entre variáveis escolares e socioeconômicas dos alunos e o desempenho escolar, refletido nas proficiências de matemática e língua portuguesa do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) no ano 2019. Os dados utilizados contemplam os alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais do município de Araraquara-SP. Os resultados se mostraram alinhados ao encontrado na literatura. No nível do aluno, a frequência com que se faz a lição de casa, a escolaridade dos pais, a renda e o sexo foram significativos. Neste último, verificou-se vantagem do sexo masculino em matemática e, do sexo feminino, em língua portuguesa. No nível da escola, o nível socioeconômico da escola e a taxa de distorção idade-série também foram significativos para explicar o nível de proficiência dos alunos. Por fim, foram encontradas evidências de diferença no aprendizado em língua portuguesa e matemática variando de escola para escola.
Palavras-chave: Análise de Desempenho Escolar; Modelos Lineares Hierárquicos Multivariados; Modelos Multiníveis; SARESP
Banca examinadora:
Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE) – Orientadora
Denise Britz do Nascimento Silva (ENCE/IBGE)
Coordenação de Graduação