logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE: "CRISE ECONÔMICA, AUSTERIDADE FISCAL E MORTES POR DESESPERO NO BRASIL"

A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário ENCE no dia 25 de julho:

"CRISE ECONÔMICA, AUSTERIDADE FISCAL E MORTES POR DESESPERO NO BRASIL"

 

Palestrante: Raphael Mendonça Guimarães (Pesquisador em saúde pública – Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz)

 

Dia: 25/07/2022 – segunda-feira

Horário 16:00 – 18:00 horas.

Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 (Auditório) – Bairro de Fátima

Resumo

Desde 2008, a economia global tem vivenciado uma grave crise do sistema capitalista. Algumas análises recentes vêm descrevendo que, num contexto de instabilidade das instituições de proteção social e crise econômica, há certo aumento nas taxas de mortalidade entre brancos de meia-idade com ensino médio ou menor escolaridade, atribuível principalmente ao que Anne Case e Angus Deaton denominaram mortes por desespero, o que inclui óbitos por overdoses de drogas, suicídios e doenças hepáticas relacionadas ao álcool. O objetivo geral do seminário será mostrar o efeito da crise econômica e as medidas de austeridade fiscal na morte por desespero no Brasil, a partir de uma modelagem de regressão de Poisson com variância robusta para estimar a magnitude da associação entre as variáveis sexo, grupo etário e raça e as mortes por desespero. A análise temporal indicou uma diferença significativa dos valores médios antes e após da estagnação econômica e um efeito positivo de associação entre a crise econômica e as mortes por desespero. Por sua vez, a análise segmentada do período 2011-2018 evidenciou que o acirramento da crise interferiu na força de associação com mortes por desespero. O presente estudo, portanto, apresenta preliminarmente o efeito da crise econômica e a mortalidade na população, com diferenciais demográficos. Futuros estudos poderão aprofundar as análises, incorporando novas abordagens teóricas e metodológicas que possam responder às questões de pesquisa neste campo.

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro