logotipo ence

 

ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
1/9 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Dissertação de Lucas Souza de Carvalho

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

 Defesa de Dissertação de Mestrado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada:A dimensão ambiental da neoliberalização urbana: Expansão imobiliária e remoções de favelas na zona oeste do Rio de Janeiro (2010-2022)

Aluno: Lucas Souza de Carvalho

Data: 04 de julho de 2022Segunda-Feira

Horário: 15h00m

 Local: André Cavalcanti 106, sala 304 - ENCE

 

Resumo: Historicamente, a especulação imobiliária possui papel central no ordenamento da cidade do Rio de Janeiro. Este processo se acentuou nas últimas décadas devido a megaeventos esportivos e a crescente adoção a um ideário neoliberal que enxerga a cidade como uma mercadoria. Esta repentina valorização impacta principalmente as populações tradicionais desses espaços, que em última instância se vem forçados a deixar o seu território. Seja pela gentrificação, quando há o encarecimento nos custos de vida, seja pela remoção direta promovida pela Prefeitura ou pela degradação do meio ambiente que impede a continuação do seu modo de vida. Ainda que as remoções das populações mais pobres não seja um fenômeno novo na cidade, o acionamento da proteção ambiental como argumento para remoção é um fenômeno dessa última década. Para compreender essa relação, foram analisados os processos de remoção sob a acusação de degradação ambiental e que contaram com defesa do Núcleo de Terras da Defensoria Pública no território do PEU das Vargens por essa se apresentar como área de expansão da cidade. Além da análise das peças, foi realizado o mapeamento do crescimento horizontal das construções formais e informais no território. Através das análises dos casos foi possível verificar a maneira elitista do agir da prefeitura, à medida que é permissiva com a ocupação dos condomínios, notadamente de classes mais altas, e punitiva com as favelas o que em última análise beneficia a especulação imobiliária.

Palavras-chave: Neoliberalização urbana; proteção ambiental; setor imobiliário; remoções; Rio de Janeiro; região das vargens

 

Banca examinadora:

Dra. Letícia de Carvalho Giannella (ENCE/IBGE) – Orientadora

Dr. Romay Conde Garcia (DGC/IBGE)

Dra. Rita de Cássia Martins Montezuma (UFF)

M. Sc. Daniel Mendes Mesquita de Souza (NEPHU)

 

Coordenação de Pós-Graduação

Angelita Alves de Carvalho

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro