logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Dissertação de Maria Clara Gonçalves Arouca

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

 Defesa de Dissertação de Mestrado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada:Desigualdades do Saneamento Básico na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: uma estimativa dos bairros deficitários em 2020”

Aluna: Maria Clara Gonçalves Arouca

Data: 23 de fevereiro de 2022 – Quarta-Feira

Horário: 16h00m

Local: Por Videoconferência

 

Resumo: A precariedade no acesso ao saneamento básico afeta a garantia da promoção da saúde, a preservação do meio ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida da população excluída deste direito. Os dados do Censo de 2010 já demonstravam as desigualdades inter e intramunicipais do saneamento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), a qual concentra atualmente cerca de 75% da população do Estado e se encontra no entorno da Baia da Guanabara apresentando também relevância ambiental. No entanto, considerando a inexistência de dados recentes do Censo Demográfico, o presente estudo possui como objetivo geral estimar para o ano de 2020 os grupos de bairros que necessitam de prioridade no acesso aos serviços de água e esgotamento sanitário na RMRJ. Para tal, a metodologia estima os dados de saneamento para 2020 a partir dos dados de saneamento do Censo Demográfico de 2010 e do mapeamento dasimétrico que emprega como dado auxiliar o mapa de uso e cobertura da terra, obtido a partir da classificação supervisionada de imagens de satélite do CBERS 04A, e a seguir efetua uma análise de agrupamento a fim de identificar os grupos de bairros prioritários da RMRJ. Os bairros considerados de prioridade máxima totalizaram 13, os quais estão localizados nos municípios de Magé, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Nova Iguaçu e Rio Bonito, o que significa que nesses locais o acesso aos serviços tanto de água, quanto de esgotamento apresentam a pior situação da RMRJ. Contudo, os municípios que apresentaram a maior proporção de bairros que precisam de algum enfoque ou prioridade nesses serviços de saneamento foram Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, São Gonçalo, Belford Roxo e São João de Meriti. O estudo evidenciou as desigualdades existentes entre os bairros e também entre os municípios, além de possibilitar identificar as diferentes necessidades de cada bairro, enquadrando-os em sete grupos distintos, para que seja possível promover políticas públicas adequadas e direcionar de maneira mais assertiva os recursos públicos necessários para assegurar o direito humano à água e ao esgotamento sanitário.

Palavras-chave (mínimo 3 – formato ABNT): Saneamento Básico, Geoprocessamento, Mapa Dasimétrico, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Banca examinadora:

Dra. Julia Celia Mercedes Strauch (ENCE/IBGE) – Orientadora

Dr. César Augusto Marques da Silva (ENCE/IBGE)

Dra. Cristiane Nunes Francisco (UFF)

                                                 Coordenação de Pós-Graduação

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro