logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário de Iniciação Científica: Evasão e conclusão no curso de bacharelado em estatística: uma aplicação da análise de sobrevivência na presença de riscos competitivos

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário de Iniciação Científica 

A ENCE tem o prazer de convidar para o seminário:

Evasão e conclusão no curso de bacharelado em estatística: uma aplicação da análise de sobrevivência na presença de riscos competitivos

Adriane Caroline Teixeira Portela 
PIPGES UFSCar-USP

Nas últimas décadas diversas políticas públicas foram criadas ou reformuladas a fim de democratizar o acesso ao ensino superior. Após ingressar neste nível educacional, os alunos estão expostos a diversos fatores que podem influenciar os níveis e os padrões de evasão e de conclusão. Para minimizar a evasão, é preciso identificar quais e como variáveis internas e externas estão associadas ao risco de evasão, pois apesar da farta produção acadêmica sobre o tema, ainda há lacunas para a compreensão de fatores associados a cursos específicos, em especial o curso de Estatística. Quando há interesse no tempo até a ocorrência de um determinado evento, utiliza-se métodos e técnicas estatísticas da análise de sobrevivência. Na perspectiva de um ou mais eventos concorrentes ao evento de interesse, o estimador de Kaplan-Meier (KM) e o modelo de Cox, que são usuais na análise de sobrevivência, tornam-se viesados, portanto, é preciso considerar técnicas que incorporem esta característica de riscos competitivos. Para tanto, foi utilizado um estimador não paramétrico alternativo ao KM, o qual estima diretamente a função de incidência acumulada e, além disso, como alternativa ao modelo de Cox, utilizou-se o modelo de riscos competitivos introduzido por Fine e Gray. Foram utilizados microdados do Censo de Educação Superior referente aos alunos que ingressaram no curso de Bacharelado em Estatística no ano de 2010, os quais foram acompanhados até o ano de 2017. Os resultados encontrados confirmam a influência de fatores relatados em estudos anteriores como o sexo, a idade, o turno, a prática de atividade complementar e o tipo de organização acadêmica.

Dia: 29/11/2021
Horário: 14:30h

Transmissão via Webex

Detalhes da reunião:

Link para o seminário: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m9220fccb192823dc63722b68afb5a6b4

Número da reunião: 2330 225 9769

Senha de acesso: ence

OBS: A participação no seminário valerá horas de atividades complementares. Para que as horas sejam computadas, os alunos devem ingressar na sala de reunião com o nome completo e o número de matrícula.

A participação é aberta a todos os professores e alunos da graduação e da pós graduação, assim como a todos os funcionários do IBGE.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro