logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Qualificação de Tese de Priscila de Oliveira Maia

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

 Qualificação de Tese de Doutorado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Qualificação de Tese de Doutorado intitulada: Entre palmeiras e resistências: compreendendo as dinâmicas territoriais das quebradeiras de coco babaçu do território Médio Mearim, Maranhão, a partir da desestruturação do Programa de Aquisição de Alimentos

Aluna: Priscila de Oliveira Maia

Data: 02 de dezembro de 2021 – Quinta-Feira

Horário: 10h00m

Local: Por videconferência

Resumo: O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), instituído em 2003, assumiu relevância ao articular ações em torno do combate à pobreza rural e à fome. Todavia, desde 2013, o programa passou por ataques nas esferas jurídica, executiva e legislativa – até a sua extinção, em 2021. Tal processo situou-se no contexto de avanço da ofensiva neoliberal, intensificado a partir da crise das commodities, em 2014, que culminou na transição entre ciclos governamentais e estratégias de desenvolvimento. A análise espacial da retração do PAA revelou que ela se deu nas áreas de dinamização do agronegócio, por vezes sobrepostas às terras tradicionalmente ocupadas. Acreditamos que a desestruturação do programa tenha operado como uma tecnologia de governo capaz de regular as relações de dominação e resistência travadas localmente pelas populações beneficiadas favorecendo, assim, a espoliação dos territórios. Assim, adotamos como campo empírico da pesquisa as experiências das quebradeiras de coco babaçu do Médio Mearim, estado do Maranhão – grupo social beneficiado pelo PAA e cuja existência, sob as maiores ocorrências de pobreza e insegurança alimentar do país, é atravessada por conflitos em torno do acesso e controle territorial. Dessa feita, pretendemos explorar as interfaces estabelecidas entre o processo de (des)estruturação do PAA e a territorialização de quebradeiras de coco babaçu, tendo como eixo orientador da análise as suas práticas de resistência. Para tanto, articularemos os métodos de interpretação – num diálogo entre o materialismo histórico e dialético e o pós-estruturalismo de Foucault – e investigação – análise bibliográfica e documental e trabalho de campo de cunho etnológico, operacionalizado sob o método da eventualização de Foucault.

Palavras-chave: Programa de Aquisição de Alimentos; relações de poder; luta pelo território; quebradeiras de coco babaçu; Médio Mearim.

Banca examinadora:

Dra. Letícia de Carvalho Giannella (ENCE/IBGE) - Orientadora

Dra. Marta de Oliveira Antunes (DPE/IBGE) – Coorientadora

Dr. Paulo de Martino Jannuzzi (ENCE/IBGE)

Dr. Bruno Cezar Pereira Malheiro (UNIFEESPA)

Coordenação de Pós-Graduação

César Augusto Marques da Silva

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro