logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Qualificação de Tese de Caio César Soares Gonçalves

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

 Qualificação de Tese de Doutorado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Qualificação de Tese de Doutorado intitulada:Produção de estatísticas baseadas em modelos de séries temporais: expansão de indicadores do mercado de trabalho no tempo e no espaço”

Aluno: Caio César Soares Gonçalves

Data: 21 de outubro de 2021 – Quinta-Feira

Horário: 14h00m

Local: Por videoconferência

Resumo: As estatísticas permitem o acompanhamento das mudanças econômicas, sociais e demográficas e auxiliam no processo de formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. A sua recorrente produção possibilita o conhecimento de múltiplas realidades. Diante dos desafios de uma produção com tempo cada vez mais reduzido, maior detalhamento das informações em recortes geográficos mais ampliados e com mais domínios de análise, além da demanda de investigação de outras fontes de dados (registros administrativos e big data), a presente tese investiga e experimenta a produção de estatísticas baseadas em modelos que permite criar novas estimativas para estatísticas de interesse com base nas pesquisas amostrais já existentes. Nesse sentido, a abordagem baseada em modelos possibilitaria a elaboração de novas estimativas com nível de precisão adequado e atendendo aos desafios destacados. Estabelece-se como objetivo criar indicadores do mercado de trabalho sob a abordagem baseada em modelos em pesquisas repetidas domiciliares com expansão no tempo e no espaço comparativamente às atuais estatísticas publicadas pelo IBGE. A metodologia utilizada abarca os modelos de séries temporais de espaço de estados em suas formulações univariada e multivariadas, permitindo a obtenção de estimativas em menor frequência temporal, incorporando séries de diferentes fontes (integração de dados) e produzindo estatísticas públicas para geografias ainda não exploradas (estimação em pequenos domínios). Os modelos estruturais empregados possibilitam, além da incorporação da autocorrelação dos erros amostrais inerente ao processo da pesquisa, uma flexibilidade para captar mudanças não esperadas como a ocorrida durante a pandemia da COVID19. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é a pesquisa amostral repetida utilizada com foco nos principais indicadores do mercado de trabalho. O período de estudo inicia-se em janeiro de 2012 até dezembro de 2020 com abrangência geográfica Brasil, unidades da federação selecionadas e áreas menores de Minas Gerais.

Palavras-chave: Método de estimação baseado em modelo. Pesquisas amostrais repetidas. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Integração de dados. Estimação em pequenos domínios.

Banca examinadora:

Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (ENCE/IBGE) - Orientadora

Dra. Maysa Sacramento de Magalhães (ENCE/IBGE)

Dr. Valdério Anselmo Reisen (UFES)

Coordenação de Pós-Graduação

César Augusto Marques da Silva

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro