logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE: Estatísticas Públicas e o Combate à Fome e Pobreza: afinidades eletivas que fizeram diferença nos resultados na ação governamental

 A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário ENCE no dia 18 de outubro:

"Estatísticas Públicas e o Combate à Fome e Pobreza: afinidades eletivas que fizeram diferença nos resultados na ação governamental"

 

Paulo Jannuzzi (ENCE/IBGE)

Dia: 18/10/2021 – segunda-feira

Horário 16:00 – 18:00 horas.

 

Dados de acesso ao seminário

Link:  https://bit.ly/SeminarioEnce2021

Número da reunião: 2331 342 3419   Senha: seminario

Resumo

O objetivo da palestra é apresentar resultados do estágio pós-doutoral “Informação Estatísticas e Políticas Públicas”, desenvolvido entre setembro de 2020 e agosto de 2021. A apresentação tem o propósito de argumentar que a efetividade das políticas de desenvolvimento social e combate à fome nas duas últimas décadas deve ser creditada, em alguma medida, a afinidade eletiva entre dois atores-chave, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses dois atores relevaram interesses convergentes motivados, de um lado, pela busca de informações detalhadas para o desenho e gestão das políticas de combate à fome e à pobreza e, por outro, pela necessidade de legitimação, financiamento e atualização do Sistema Estatístico Nacional. Se, de um lado, as informações produzidas pelas pesquisas do IBGE viabilizaram maior precisão e rigor técnico na formulação e avaliação das políticas públicas, de outro, demandas mais complexas de gestão do MDS levaram à expansão do escopo das estatísticas. São apresentadas como três pesquisas de grande maturidade do IBGE - Censo Demográfico; a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) - foram relevantes para dimensionar a fome e a pobreza, caracterizar a população em extrema pobreza, elaborar análises ex-ante da capacidade de gestão local, para monitoramento e adequar o direcionamento e avaliação das políticas sociais ao longo de 2003 a 2014.

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro