logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Apresentação de Monografia da Graduação de Renan Santiago Rodrigues

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a apresentação de Monografia da Graduação intitulada:Fatores Relevantes ao Desempenho dos Alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Niterói, no Teste de Matemática da prova Brasil de 2017

Aluno: Renan Santiago Rodrigues

Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga

Data: 17 de agosto de 2021 – Terça-feira

Horário: 16h00m

Link: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m75a317d29279cb9cfa119ee3c4abf3c6

Número da reunião: 179 074 8644

Senha: TCC20211

Resumo da Monografia: A cada dois anos, a Prova Brasil é aplicada nas escolas públicas para os alunos do 5º ano/4ª série e 9º ano/8ª série do ensino fundamental regular. Sua finalidade é avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas de ensino, bem como apresentar indicadores contextuais sobre as condições extra e intraescolares em que ocorre o trabalho da escola. A literatura fornece indícios de que as condições externas às escolas são as que mais influenciam no desempenho escolar dos alunos. Este trabalho busca estudar quais fatores influenciam no desempenho dos alunos do 5º ano/4ª série no exame de matemática da Prova Brasil 2017 e as diferentes interações entre as variáveis. As informações foram obtidas através do questionário socioeconômico aplicado aos alunos e diretores. Foi utilizada a modelagem hierárquica com dois níveis para esta análise, sendo o primeiro nível aluno e o segundo nível escola. Foi observado que alunos que trabalham e estudam em escolas com maior proporção de alunos pretos, apresentam um menor desempenho no teste de matemática. Também foi notado que as interações entre cor ou raça do aluno com a escolaridade da mãe ou mulher responsável pode aumentar ou diminuir em média a proficiência na Prova Brasil.

Palavras-chave: Prova Brasil; Modelos Hierárquicos; Efeitos de Interação

Banca examinadora:

Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE) – Orientadora

Maria Salet Ferreira Novellino (ENCE/IBGE) - Coorientadora

Elizabeth Belo Hypolito (ENCE/IBGE)

Coordenação de Graduação

Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro