ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Apresentação de Monografia |
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a apresentação de Monografia da Graduação intitulada:“Fatores Relevantes ao Desempenho dos Alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Niterói, no Teste de Matemática da prova Brasil de 2017”
Aluno: Renan Santiago Rodrigues
Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga
Data: 17 de agosto de 2021 – Terça-feira
Horário: 16h00m
Link: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m75a317d29279cb9cfa119ee3c4abf3c6
Número da reunião: 179 074 8644
Senha: TCC20211
Resumo da Monografia: A cada dois anos, a Prova Brasil é aplicada nas escolas públicas para os alunos do 5º ano/4ª série e 9º ano/8ª série do ensino fundamental regular. Sua finalidade é avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas de ensino, bem como apresentar indicadores contextuais sobre as condições extra e intraescolares em que ocorre o trabalho da escola. A literatura fornece indícios de que as condições externas às escolas são as que mais influenciam no desempenho escolar dos alunos. Este trabalho busca estudar quais fatores influenciam no desempenho dos alunos do 5º ano/4ª série no exame de matemática da Prova Brasil 2017 e as diferentes interações entre as variáveis. As informações foram obtidas através do questionário socioeconômico aplicado aos alunos e diretores. Foi utilizada a modelagem hierárquica com dois níveis para esta análise, sendo o primeiro nível aluno e o segundo nível escola. Foi observado que alunos que trabalham e estudam em escolas com maior proporção de alunos pretos, apresentam um menor desempenho no teste de matemática. Também foi notado que as interações entre cor ou raça do aluno com a escolaridade da mãe ou mulher responsável pode aumentar ou diminuir em média a proficiência na Prova Brasil.
Palavras-chave: Prova Brasil; Modelos Hierárquicos; Efeitos de Interação
Banca examinadora:
Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE) – Orientadora
Maria Salet Ferreira Novellino (ENCE/IBGE) - Coorientadora
Elizabeth Belo Hypolito (ENCE/IBGE)
Coordenação de Graduação
Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha