logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário de Iniciação Científica: Análise do uso do informante proxy na PNAD Contínua

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário de Iniciação Científica 

A ENCE tem o prazer de convidar para o seminário:

Análise do uso do informante proxy na PNAD Contínua

Elizabeth Belo Hypolito

ENCE/IBGE

A qualidade dos dados, sob a abordagem do erro total da pesquisa, visa minimizar o erro acumulado nas estimativas. Estudos sobre os componentes não amostrais do erro total da pesquisa são importantes para a avaliação e aprimoramento do processo de pesquisa, bem como para a alocação eficiente de recursos. Uma das possíveis fontes de erros não amostrais em pesquisas domiciliares é o uso do informante proxy para obter dados sobre pessoas ausentes ou deficientes que não podem fornecer informações sobre si mesmas. Em geral, as pesquisas sobre a força de trabalho utilizam amplamente esse recurso, uma vez que são coletados e divulgados em um curto período de tempo. Embora seja um recurso importante para reduzir a não resposta, o uso de informante proxy levanta algumas questões sobre a confiabilidade dos dados coletados. É razoável que, mesmo o proxy com amplo conhecimento sobre a pessoa selecionada, não conheça todas as informações solicitadas pela pesquisa. Dessa forma, podem contribuir para o aumento da não resposta de item e do erro de medição e, eventualmente, do erro total da pesquisa. O principal objetivo deste trabalho é investigar possíveis impactos do uso do informante proxy na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua). Os resultados mostram que o percentual de entrevistas por proxy é bastante elevado. Além disso, fornecem evidências de que o uso de respondente proxy aumenta a não resposta de item e o erro de medição na pesquisa. Por fim, chamam atenção para a necessidade de mais estudos relacionados aos erros não amostrais nas pesquisas domiciliares brasileiros.

Dia: 26/07/2021
Horário: 14:30h

Transmissão via Webex

Detalhes da reunião:

Link para o seminário: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=mc7009d387a0080265c1806fccf97739c

Número da reunião: 179 065 8203

Senha de acesso: ence

OBS: A participação no seminário valerá horas de atividades complementares. Para que as horas sejam computadas, os alunos devem ingressar na sala de reunião com o nome completo e o número de matrícula.

A participação é aberta a todos os professores e alunos da graduação e da pós graduação, assim como a todos os funcionários do IBGE.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro