logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Monografia da Especialização de Luana da Fonseca Santos

Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território

Apresentação de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a apresentação da monografia final do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território intitulada: Agricultura Sintrópica enquanto caminho à regeneração – Início de um panorama das iniciativas realizadas no Brasil.

 

Aluna: Luana da Fonseca Santos

Data: 30 de Abril de 2021 – Sexta-feira

Horário: 10h00m

Resumo: Partindo do atual cenário de crescente supressão vegetal associado à redução da biodiversidade, escassez hídrica, perda das funções ecossistêmicas e, ainda, tendo como premissa o modelo de agricultura convencional como um dos principais responsáveis por tais impactos; torna-se imprescindível propor alternativas de produção agrícola que congreguem uma visão responsável sobre os recursos naturais e os sujeitos ambientalmente inseridos. O presente trabalho objetiva trazer à discussão os preceitos que envolvam a Agricultura Sintrópica destacando seus fundamentos e sua aplicabilidade, a fim de propor tal tecnologia como alternativa viável à recuperação de áreas degradadas e à regeneração das funções ecossistêmicas conjuntamente à capacidade de produção agrícola em alta densidade. Nesse sentido, buscou compilar e georreferenciar algumas das experiências desenvolvidas no Brasil, apresentando o início de um mapeamento dessas iniciativas e analisando o panorama de expansão da Agricultura Sintrópica desde o seu surgimento.

Palavras-chave: Agricultura Sintrópica, Sintropia, Visão Sistêmica, Agroecologia, Regeneração de Agroecossistemas, Soberania Alimentar.

Banca examinadora:

Dra. Luciana Mara Temponi de Oliveira (DGC/IBGE) - Orientadora

M. Sc. Fernando Souza Damasco (DGC/IBGE) - Coorientador

Dra. Rosangela Garrido Machado Botelho (DGC/IBGE)

M. Sc. Lorena Portela Soares

Gerência do Lato Sensu

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro