ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Apresentação de Monografia |
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada:
“EVASÃO E RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA NA PRESENÇA DE RISCOS COMPETITIVOS”
Aluna: Adriane Caroline Teixeira Portela
Orientadoras: Andrea Diniz da Silva e Giovana Oliveira Silva
Data: 26 de janeiro de 2021 – terça-feira
Horário: 10h00m
Local: https://ibge.webex.com/ibge-en/j.php?MTID=mb8846938aa7db267810332a1c5c69e20
Número da reunião: 179 226 0246 (senha TCCENCE)
Resumo da Monografia:
Nas últimas décadas diversas políticas públicas foram criadas ou reformuladas a fim de democratizar o acesso ao ensino superior e assim possibilitar o surgimento de novos ingressantes neste nível educacional. Embora sejam visíveis os impactos positivos dos programas inclusivos, após o ingresso no ensino superior, os estudantes ainda enfrentam diversos desafios, os quais vão influenciar os níveis e os padrões de evasão e de retenção dos alunos. Para maximizar os níveis de retenção e, consequentemente, minimizar a evasão, é preciso identificar quais e como variáveis internas e externas estão associadas ao risco de desistência, pois apesar da farta produção acadêmica sobre o tema, ainda há lacunas para a compreensão de fatores associados a cursos específicos, em especial o curso de Estatística. Como há interesse no tempo até ocorrência de um determinado evento (conclusão ou desistência), foram utilizados métodos e técnicas estatísticas da análise de sobrevivência. Quando há um ou mais eventos concorrentes ao evento de interesse, o estimador de Kaplan-Meier (KM) e o modelo de Cox, que são usuais na análise de sobrevivência, tornam-se viesados, portanto, é preciso considerar técnicas que incorporem esta característica de riscos concorrentes. Para tanto, foi utilizado um estimador não paramétrico alternativo ao KM, o qual estima diretamente a função de incidência acumulada e como alternativa ao modelo de Cox, o modelo de riscos competitivos introduzido por Fine e Gray. Os resultados encontrados confirmam a influência de fatores relatados em trabalhos anteriores como o sexo, a idade, o turno, a prática de atividade complementar e a organização acadêmica.
Banca examinadora:
Andrea Diniz da Silva (ENCE/IBGE) - Orientadora
Giovana Oliveira Silva (UFBA) - Coorientadora
Maria Luíza Guerra de Toledo (ENCE/IBGE)
Elizabeth Belo Hypolito (ENCE/IBGE)
Coordenação de Graduação