logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para as palestras:

16:00h Previsões Covid-19: Curto e Longo Prazo

Marcos Prates

Departamento de Estatística  - Universidade Federal de Minas Gerais

17:00h Anotações para o estudo das formas da produção do espaço urbano na cidade neoliberal: mecanismos, impactos e resistências

Muna Makhlouf De la Garza

Departamento de Antropologia – Universidade Autônoma Metropolitana/México 

Dia: 18/01/2021 – segunda-feira

Horário: 16:00h - 18:00h

Dados de acesso ao seminário

Link: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m225523043f8c8581bc7ea0d0e65979bc

Número da reunião: 179 246 1077

Senha: seminarioence

Resumos:

Previsões Covid-19: Curto e Longo Prazo O grupo CovidLP é formado por professores, alunas e alunos de pós-graduação em Estatística da UFMG. Ele teve origem como um desafio em uma disciplina de pós-graduação após a suspensão das aulas devido à Covid-19. Seu objetivo é oferecer um aplicativo online que possui dois principais resultados: previsões de curto prazo e de longo prazo da Covid-19. O primeiro se refere a previsões de mortes e número de casos confirmados para o futuro imediato (até 1 a 2 semanas). O segundo tipo de previsões é mais abrangente e visa traçar um panorama mais completo da pandemia: quando o número de casos deixará de crescer e começará a decair? Quantas pessoas essa pandemia irá adoecer? Quando podemos esperar que a pandemia seja encerrada? Nossas previsões são atualizadas diariamente, e podem se alterar com base nos novos dados que chegam todo dia. As previsões são acompanhadas dos respectivos intervalos de credibilidade para que o usuário tenha sempre noção da verdadeira incerteza associada a cada previsão fornecida. Outro ponto importante é que essas previsões são sempre baseadas na manutenção das condições no dia em que a previsão foi feita, incluindo as condições de isolamento. Alterações podem causar mudanças substanciais nas previsões. Nessa palestra irei mostrar a estrutura do time por trás do nosso aplicativo e algumas possíveis análises e resultados que podem ser obtidas pelo aplicativo da nossa modelagem.

Anotações para o estudo das formas da produção do espaço urbano na cidade neoliberal: mecanismos, impactos e resistências O seminário abordará alguns conceitos, aspectos e fenômenos para refletir sobre a reestruturação capitalista neoliberal, destacando o rol das cidades nesse processo, em particular no que se refere ao acirramento da conversão do espaço urbano em mercadoria. Esses processos de transformação urbana realizam-se através de grandes investimentos articulados em projetos urbanísticos, ou, ainda, megaprojetos; podendo ser impulsionados com a realização de megaeventos, que sejam o pretexto para as operações de destruição e construção do entorno urbano na busca de maiores oportunidades de extração de mais-valias urbanas. O modelo produtivo nesta configuração geográfica do capital implica importantes contradições, expressas drasticamente no território. Uma delas é entre o valor de uso e o valor de troca do espaço urbano, ou seja, entre o espaço como lugar da realização da vida, e o espaço concebido para obter mais-valia. É nesse sentido que podem-se refletir sobre não apenas o impacto social destas transformações, senão também as resistências que se produzem frente às mesmas. A partir de investigações realizadas nas cidades de Barcelona, Cidade do México e Rio de Janeiro, a pesquisadora trará referenciais empíricos para discutir as formas em que a lógica neoliberal global se manifesta e se particulariza no território, especialmente no contexto latino-americano.

 

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro