ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Defesa de Dissertação
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada:
“Programas de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: uma avaliação do acesso e dos resultados do PRONATEC entre 2011 e 2014”
Aluno: Davi Souza Botelho
Data: 26 de Agosto de 2020 – Quarta-Feira
Horário: 15h00m
Local: Por videoconferência
Resumo Dissertação:Tendo em vista a necessidade de investimentos em educação profissional e tecnológica (EPT) e seus retornos econômicos e sociais, o governo brasileiro, nas últimas décadas se esforçou para que o ensino nessa modalidade fosse expandido. Como uma estratégia de desenvolvimento, inclusão social, inovação tecnológica e, principalmente de ampliação de cursos de EPT, foi criado em 2011, no âmbito do Ministério da Educação, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) possui a finalidade de ampliar a oferta de cursos de EPT, nos segmentos de cursos técnicos de nível médio e cursos de formação inicial e continuada (FIC), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. Nesse contexto, este trabalho objetivou em realizar uma avaliação quantitativa do PRONATEC, no quadriênio 2011-2014, analisando o acesso ao programa e os resultados alcançados pela população beneficiária. Para caracterizar o acesso ao programa e os resultados foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, com destaque ao Suplemento Especial de Educação e Qualificação Profissional, com referência ao ano de 2014. Os resultados obtidos pela análise do acesso ao programa, descrito pelo perfil sociodemográfico dos beneficiários, mostrou-se uma grande participação da população jovem, majoritariamente feminina, negra, com ensino médio (completo ou incompleto) e com rendimentos mensais domiciliares iguais ou inferiores a 1 salário mínimo per capita. No entanto, detectaram-se algumas diferenças nessas características entre os segmentos dos cursos (técnico e FIC) e entre as Grandes Regiões brasileiras. Em relação às taxas de aprovação, indicador utilizado para apurar o desempenho educacional dos beneficiários, observou-se que 78%, entre os que cursaram o ensino técnico, concluíram o curso com aprovação, e para o curso FIC, essa taxa atingiu 92%.
Palavras-Chave: Educação Profissional e Tecnológica; Programas de Qualificação Profissional; Perfil Sociodemográfico; Desempenho Educacional.
Banca examinadora:
Dr. Paulo de Martino Jannuzzi (ENCE/IBGE) - Orientador
Dra. Ana Maria Nogales Vasconcelos (UnB) - Coorientadora
Dr. Miguel Antonio Pinho Bruno (ENCE/IBGE)
Dr. Fernando Augusto Mansor de Mattos (UFF)
Coordenação de Pós-Graduação
César Augusto Marques da Silva