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Defesa de monografia de João Victor Aguiar de Oliveira Messa e Júlia Cristo Santos Marques

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Defesa de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduaçãointitulada:

 “Fatores determinantes do desempenho discente em Engenharia Civil no ENADE 2017 na Região Sudeste

Alunos: João Victor Aguiar de Oliveira Messa e Júlia Cristo Santos Marques

Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga

Data: 29 de novembro de 2019 – sexta-feira

Horário: 17h00m

Local: Ence – Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima

 

Resumo da Monografia: O curso de Engenharia Civil foi um dos mais procurados no Brasil em 2017, segundo o Censo da Educação Superior 2017. Logo, faz-se importante um acompanhamento da sua qualidade no território nacional, sempre buscando melhorá-la. No país, a qualidade do Ensino Superior é mensurada através de indicadores, que auxiliam na tomada de decisão para sua melhoria. A principal avaliação utilizada na criação desses indicadores é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), responsável por analisar o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação em escala nacional. O objetivo deste trabalho define-se por identificar os fatores que influenciaram o desempenho dos estudantes concluintes de Engenharia Civil da Região Sudeste do Brasil no ENADE em 2017. Mais especificamente, busca-se investigar as variáveis socioeconômicas do estudante que influenciam em seu respectivo desempenho e descobrir quais características dos cursos realmente têm impacto sobre o desempenho. Para isso, foram utilizados os microdados do ENADE e de uma fonte de dados que contém o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) para o ano de 2017. A análise dos dados foi realizada por meio da modelagem linear hierárquica, um método capaz de atender os objetivos mencionados levando em consideração a hierarquia presente nos dados. Em relação ao alunos, identificou-se que características como o sexo, a idade, a raça, o tipo de escola cursada no ensino médio, o nível de escolarização dos pais, a renda familiar e o recebimento de bolsa acadêmica foram significativas; enquanto que nos cursos, a categoria administrativa da sua Instituição de Ensino Superior, a proporção de docentes com mestrado e a infraestrutura mostraram ter impacto sobre as notas dos estudantes.

Banca examinadora:

Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE) – Orientadora

Maria Salet Ferreira Novellino (ENCE/IBGE) – Coorientadora

Pedro Luis do Nascimento Silva (ENCE/IBGE)

Daniel Takata Gomes (ENCE/IBGE)

Coordenação de Graduação

Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro