logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário de Iniciação Científica: Vivendo em um mundo combinatório: O que a otimização pode fazer por nós?

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário de Iniciação Científica 

A ENCE tem o prazer de convidar para o seminário:

Vivendo em um Mundo Combinatório: O que a Otimização pode fazer por nós?

José André de Moura Brito – ENCE/IBGE
Gustavo Silva Semaan – INFES/UFF
Augusto Fadel – COCAD/IBGE

Quase que diariamente, pesquisadores são confrontados com inúmeras aplicações reais que remetem a problemas de otimização de alta complexidade computacional, mais especificamente, problemas pertencentes à classe NP.
Para esta classe de problemas, a despeito dos grandes avanços tecnológicos observados nas últimas décadas, traduzidos em computadores com processadores cada vez mais rápidos e com grande quantidade memória, não é possível, em geral, produzir uma solução ótima em tempo polinomial, seja através de um algoritmo determinístico, de enumeração exaustiva ou de uma formulação matemática.
De maneira geral, o tempo de execução de um algoritmo é função do tamanho do conjunto de dados a ser tratado. Para alguns problemas há algoritmos cujos tempos de execução aumentam linearmente em função do número de observações, mas nem sempre é assim. Há casos em que essa relação é exponencial. Nos tempos atuais, onde produzimos cada vez mais dados e demandamos respostas cada vez mais rápidas, é fundamental que tenhamos consciência dessas limitações.
De forma a contornar tal dificuldade e, simultaneamente, garantir soluções de boa qualidade em tempo computacional polinomial, ou com baixa exigência de tempo computacional, são utilizados algoritmos baseados em métodos de otimização global.
Tendo em vista esta questão, neste seminário, apresentaremos uma breve caracterização dos problemas pertencentes às classes P e NP, considerando alguns exemplos clássicos da literatura. Em seguida, serão apresentados métodos de otimização global e um pacote do R que incorpora um desses métodos.
 
Dia: 16/09/2019
Horário: 14:30 hs
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Santa Teresa

A participação é aberta a todos

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro