logotipo ence

 

Seloge.
Pesquisa com Egressos
Seminario.
processo_seletivo.
SAS
Horario
1/6 
start stop bwd fwd

 
 
 cartaz workshop ENCE mercado
 

Seminário Ence: O Futuro das Estatísticas Econômicas

 

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

O Futuro das Estatísticas Econômicas

Palestrante
Roberto Luís Olinto Ramos
Ex-presidente do IBGE e pesquisador Ibre/FGV

Dia: 26/08/2019 – segunda-feira
Horário: 16:00 - 17:30 horas
Local: Auditório ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306

Resumo: A necessidade de informações tempestivas, de qualidade e detalhadas conjugada com restrições orçamentárias e as novas tecnologias que trouxeram uma revolução nas possibilidades de produção e disseminação da informação apresentaram aos produtores de estatísticas oficiais a necessidade de se modernizarem não apenas nos aspectos tecnológicos mas atualizarem as legislações referentes à informação.
Adicione-se a crescente complexidade nas relações econômicas, temos a globalização das relações de produção, atividades econômicas digitais, cripo moedas etc., as mudanças tecnológicas e o aumento da demanda por dados estatísticos tem desafiado os institutos nacionais de estatística (INEs), e os governos, a discutirem seus sistemas nacionais de estatística e geoinformação para que se adequem a um novo “meio ambiente” na produção e uso de dados. Este ambiente é principalmente caracterizado pela enorme capacidade de gerar e disseminar dados, muito rapidamente. Esse potencial trouxe à cena um cada vez maior número de produtores seja de informações oficiais ou não.
Neste contexto o Instituto Nacional de Estatística tem que enfrentar como mensurar novas relações econômicas, como usar registros administrativos, como compreender o “big bdata” para as estatísticas oficiais, como ser mais ativo em atender as novas demandas, como melhor comunicar. Estes são alguns pontos que deverão ser enfrentados para traçar oi que será o futuro das estatísticas econômicas ou de todas elas.


A participação é aberta a todos.

Informações:
Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro