logotipo ence

 

Seloge.
Pesquisa com Egressos
Seminario.
processo_seletivo.
SAS
Horario
1/6 
start stop bwd fwd

 
 
 Coral Dez 19
 

Seminário ENCE: Perspectivas para o trabalho no cenário de flexibilização das relações trabalhistas: um estudo sobre os trabalhadores temporários do IBGE

 

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
 
Seminário ENCE

Palestrante

Cassius Bernardes de Brito

UEM e IBGE/PR

Dia: 12/08/2019 – segunda-feira

Horário: 16:00 - 17:30 horas

Local: Auditório ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306

 

Resumo: As formas de trabalho no serviço público estão diretamente relacionadas à capacidade das instituições de Estado em manterem suas funções em meio às mudanças políticas e sociais que ocorrem em um país. Como instituição estratégica do Estado brasileiro, o IBGE vem passando por um rápido processo de transformação da sua força de trabalho, com o aumento de novas formas de contratação, especialmente o recurso ao trabalho temporário. Pesquisa publicada em artigos em periódicos e apresentada em encontro da ABET revela, a partir de dados do antigo Ministério do Planejamento e do Sistema de Dados Administrativos do IBGE, que há um processo de progressiva substituição de servidores concursados por trabalhadores temporários, especialmente nas Unidades Estaduais e nas agências de coleta da instituição. De dezembro de 2008 a junho de 2019, o número de trabalhadores temporários no IBGE passou de 3.119 para 5.715 (aumento de 83,2%), enquanto os servidores concursados passaram de 7.153 para 4.700 (queda de 34,3%). Isolando as Unidades Estaduais e as agências de coleta, tem-se que a proporção de trabalhadores temporários em relação aos servidores concursados passa de 67,3% para 169,4% no mesmo período. Neste sentido, o seminário busca refletir sobre as perspectivas futuras para a instituição e para a sociedade brasileira como um todo, frente a um cenário que tende à intensificação da flexibilização das relações trabalhistas.

A participação é aberta a todos.

 

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro