logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Dissertação de Leandro Maia Gonçalves

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

Defesa de Dissertação

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Produtividade e condições de vida: o caso de Pernambuco”.

Aluno: Leandro Maia Gonçalves
Data: 07 de junho de 2019 – Sexta-Feira
Horário: 14h00m
Local: Ence – Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo da Dissertação: O objetivo principal desta dissertação é investigar como a produtividade interage com as condições de vida, impactando um conjunto de indicadores socioeconômicos selecionados, tais como, renda média, escolaridade, acesso a saneamento básico e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além disso, este estudo também busca analisar os efeitos da produtividade sobre a desigualdade de renda.
Para atingir este objetivo, foram utilizados os dados do Sistema de Contas Nacionais, Censo Demográfico e órgãos do Estado de Pernambuco para investigar os 185 munícipios do Estado do Pernambuco, afim de investigar as relações entre as variáveis selecionadas através de correlação e regressão linear.
Inspirado no estudo UPADHYAYA & KEPPLINGER (2014), os quais investigam a relação entre a produtividade e diferentes variáveis de condições de vida, este trabalho realiza estudos sobre a correlação e regressão linear entre a produtividade dos municípios de Pernambuco e diversas variáveis relacionadas às condições de vida.
A variável produtividade é calculada utilizando o valor adicionado total e o total de pessoas ocupadas de um município, a qual descreve, na média, o crescimento da produtividade do trabalho desse município. Essa variável também pode ser vista como a soma ponderada da produtividade do trabalho dos diversos setores que o compõem a qual, por sua vez, é a soma ponderada da produtividade de todos os agentes produtivos inseridos nesses setores.

Banca examinadora:
Dr. Miguel Antonio Pinho Bruno (Ence/IBGE) – Orientador
Dra. Julia Celia Mercedes Strauch (Ence/IBGE)
Dr. Alexis Toribio Dantas (UERJ)

Coordenação de Pós-Graduação
CÉSAR MARQUES

.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro