logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Tese de Doutorado de Paula Alves de Almeida

 ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

Defesa de Tese de Doutorado


A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Tese de Doutorado intitulada: “Cinedemografia, população que filma e população filmada: relações e hierarquias de gênero e raciais na produção cinematográfica brasileira contemporânea”.

Aluna: Paula Alves de Almeida
Data: 24 de abril de 2019 – Quarta-Feira
Horário: 09h00m
Local: Ence - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo do Projeto de Tese: O cinema influenciou o entretenimento no mundo e fundamentou padrões visuais que passaram a ditar referências de moda, de comportamentos, de estilos de vida, e a forma de construção das representações sociais. O cinema carrega ideais e valores dos grupos sociais que estão no comando de sua realização, e reflete as relações e hierarquias da sociedade onde está inserido. Indubitavelmente há relações entre aqueles que filmam e aqueles que são filmados: diretores (e outras funções-chave) e personagens – população que filma e população filmada. O cinema vem sendo considerado há muito tempo como objeto de estudo – e também como método de pesquisa – pela antropologia, pelas ciências sociais, pela história, psicanálise, filosofia e por outros campos do conhecimento. No entanto, sobre as possibilidades de relação entre o cinema e a demografia existem pouquíssimos trabalhos, cuja maior parte se dedica ao estudo do público de cinema, mas raríssimos se debruçam sobre equipes ou personagens, e aos processos e meios de produção audiovisual. Esta tese tem por objetivo traçar um panorama da produção cinematográfica brasileira de longas-metragens, sob as perspectivas de gênero e de cor/raça. A baixa representatividade de mulheres e negros no cinema seria um reflexo e, ao mesmo tempo, reforçaria as desigualdades de gênero e étnico-raciais existentes na sociedade. A partir da elaboração de uma base de dados inédita, da associação de aspectos qualitativos e quantitativos e do uso de modelagem estatística, a tese buscou analisar os aspectos socioeconômicos da produção de filmes, e os resultados apontam para uma distribuição desigual dos cargos de comando neste campo (direção, roteiro, produção, protagonismo, entre outros), dos recursos públicos distribuídos por sexo e cor/raça, bem como para uma associação entre o sexo dos indivíduos que desempenham essas funções-chave analisadas. A tese também aponta para as possibilidades da análise fílmica como método de pesquisa de temas estudados na demografia (movimentos migratórios, relações de gênero e intergeracionais, família, cor/raça, sexualidade e reprodução, infância e juventude, envelhecimento e longevidade, população e meio ambiente, mortalidade, morbidade, violência, entre outros), delineando uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho nas amplas e complexas relações entre a demografia e o cinema.

Banca examinadora:
Dr. José Eustáquio Diniz Alves (Ence/IBGE) - Orientador
Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (Ence/IBGE) - Coorientadora
Dra. Maria Salet Ferreira Novellino (Ence/IBGE)
Dr. Paulo de Martino Jannuzzi (Ence/IBGE)
Dra. Debora Breder Barreto (UCP)
Dr. João Luiz Vieira (UFF)
Dra. Eliska Atmann de Carvalho (UFRJ)

Coordenação de Pós-Graduação
CÉSAR MARQUES

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro