logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Comemoração dos 20 Anos da Pós-graduação Stricto Sensu da ENCE

A ENCE promoveu no dia 26 de novembro o Seminário “20 anos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da ENCE/IBGE”.

Este evento comemorativo teve como objetivo celebrar o sucesso e fazer uma reflexão sobre o passado, presente e futuro do Programa. Criado em 1998 com o Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, o Programa ampliou sua atuação nessa década, com a reformulação do curso e  com o início do doutorado em 2015. Com isso, a partir de 2014 o Programa mudou de denominação para Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas.

 292 mod  1998713 0931589 

Até o momento já foram defendidas 353 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado.

Estiveram presentes ao evento alunos, egressos, docentes, ex-docentes e profissionais do IBGE e de outras instituições que colaboraram na criação e desenvolvimento do Programa.

A mesa de abertura foi composta por Claudio Crespo (Diretor de Pesquisas – representando a presidência do Instituto), Simon Schwartzman, Presidente do IBGE à época da criação do Programa, Maysa Sacramento de Magalhães, Coordenadora-Geral da ENCE e César Marques, o atual Coordenador de Pós-graduação. As quatro falas destacaram a importância do Programa no contexto do IBGE, ressaltando a necessidade de seu constante aprimoramento.

Posteriormente foram realizadas três palestras. O docente Pedro Nascimento Silva tratou do “Contexto e histórico da criação do Programa de Pós-graduação da ENCE”, e a docente Suzana Cavenaghi sobre a “Implantação do doutorado e perspectivas futuras de atuação da Pós-graduação da ENCE”. As falas ressaltaram o caráter inovador e interdisciplinar do Programa, que está inserido na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia na Capes. Já a terceira fala foi do Coordenador dessa área na Capes, Clovis Ultramari, que abordou “Os avanços e desafios da pós-graduação na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia”.

Antes do encerramento do evento, foi exibido um vídeo com depoimentos de alunos, ex-alunos, docentes e ex-docentes do Programa, bem como de profissionais da comunidade científica, ressaltando as características e trajetórias da pós-graduação da ENCE na formação de recursos humanos e na contribuição da difusão do conhecimento em nossos país.

Finalizando o evento houve um coquetel de encerramento.

Mais informações sobre as atividades de comemoração dos 20 anos do PPG da ENCE estão disponíveis em http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/mestrado-e-doutorado/posgrad-mestrado-eventos/20-anos

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro