logotipo ence

 

processo_seletivo.
SAS
Seminario
Seloge.
Horario
PTEP
Ence 60 anos
1/7 
start stop bwd fwd

 isi2017
 
 
 Vesamp

Ence realiza exame de qualificação de doutorado sobre pareamento de dados

No dia 28 de julho o Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas teve sua terceira qualificação de doutorado realizada, no âmbito do curso de doutorado, iniciado em 2015. A qualificação foi da aluna Andrea Diniz da Silva, e teve o título “Proposta de Método de Pareamento para Integração de Dados Sobre Agropecuária”.

O tema da apresentação compreendeu uma das áreas fundamentais para o avanço das estatísticas públicas, o pareamento de dados. O trabalho, orientado pelo Prof. Dr. José André de Moura Britto (Ence/IBGE) e coorientado pelo Dr. Djalma Galvão Carneiro Pessoa, teve como banca de avaliação: Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva (Ence/IBGE), Dr. Gustavo da Silva Ferreira (Ence/IBGE) e Dr. Raydonal Ospina Martinez (UFPE).

IMG 5964

IMG 5955

IMG 5962

Resumo do projeto de tese: Indicadores importantes das condições de vida da população dependem da produção de estatísticas agropecuárias. Do Produto Interno Bruto, que em 2015 teve mais de 20% atribuído à agropecuária, aos indicadores de desenvolvimento sustentável para o monitoramento da erradicação da fome, do crescimento sustentado e do uso sustentável de recursos naturais; todos dependem de estatísticas agropecuárias de boa qualidade e com produção continuada. A despeito da sua importância, a maior parte das estatísticas agropecuárias brasileiras ainda é produzida com base em censos decenais, cujos dados se tornam obsoletos rapidamente; e em pesquisas por amostras não probabilísticas, que por sua vez, não fornecem estimativas de erro ou medida de precisão. Uma alternativa para melhorar a quantidade e a qualidade dessas estatísticas é a integração de dados de pesquisas e registros administrativos já existentes; tanto para a produção direta de informações quanto para a construção de um cadastro de unidades para uso em pesquisas por amostragem probabilística. Levantamento preliminar realizado pelo IBGE mostrou que há mais de 60 fontes de dados sobre produtores ou produção na agropecuária brasileira. Não obstante, para que seja possível se beneficiar dessa oportunidade, é necessário que se desenvolva e utilize um método para a integração dos dados disponíveis. Neste sentido, o presente trabalho de qualificação apresenta os estudos realizados para o desenvolvimento de um método de pareamento estatístico que possibilite a integração de dados de produtores rurais oriundos de registros administrativos e pesquisas. Utilizando dados de duas fontes: Secretarias Estaduais de Fazenda e Cadastro Central de Empresas; são comparados nove métodos de pareamento. Resultados preliminares mostraram a superioridade dos métodos que se utilizam de técnicas de classificação supervisionadas sobre os demais. Porém, a propositura de um método de pareamento ainda requer melhorias na eficácia dos métodos implementados.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro