logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

29ª Edição CDHP

 

 

ENCE/CTA abre inscrições para a 29a edição do Curso de Desenvolvimento de Habilidades em Pesquisa – CDHP

 

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE é uma instituição federal de ensino superior que faz parte do IBGE. Fundada em 1953, a Escola atua nos níveis de Bacharelado, Especialização, Mestrado e Doutorado, além de promover atividades de pesquisa. Também é responsável pelas atividades de capacitação e treinamento dos servidores do IBGE.

Dentre os cursos constantes do Plano Anual de Capacitação - PAC encontra-se o Curso de Desenvolvimento de Habilidades em Pesquisa – CDHP. Baseado no Survey Skills Development Course do Statistics Canada, o CDHP se propõe a fornecer aos participantes uma visão abrangente de todo o processo de planejamento e execução de uma pesquisa domiciliar por amostragem. Partindo de uma demanda específica apresentada por um cliente, os alunos desenvolvem, em curto espaço de tempo, um projeto, executam a pesquisa e apresentam, sob forma de relatório, os resultados da pesquisa realizada em condições reais.

 

Pré-requisito: Formação em nível superior.

 

Carga horária: O CDHP tem duração de seis semanas totalizando 240 (duzentos e quarenta) horas, das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira. A coleta de dados prevê sete a dez dias de trabalho de campo, eventualmente em fins de semana e feriados.

 

Período de realização: Início: 17/10/2016 - Término: 25/11/2016

Local: As aulas serão realizadas no Espaço ENCE/CDHP – Complexo Canabarro – Rua General Canabarro, 706 – Bloco B – sala 203 – Maracanã – Rio de Janeiro, (próximo à estação do metrô de São Cristóvão).

Público-alvo:

  • Servidores do IBGE;
  • Alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), particularmente das áreas de Ciências Sociais e Estatísticas, de instituições de ensino públicas brasileiras;
  • Servidores de órgãos públicos envolvidos no planejamento e execução de pesquisas no Brasil e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP;
  • Docentes e pesquisadores de institutos de pesquisas e de instituições de ensino públicas brasileiras, capazes de atuar como multiplicadores; e
  • Servidores de agências e organizações públicas de estatísticas.

 

Vagas: Limitadas a 27 participantes

INSCRIÇÕES PARA A 29ª EDIÇÃO

Os candidatos externos ao IBGE deverão preencher a ficha de inscrição disponibilizada e enviá-la, por e-mail, à Coordenação do CDHP até dia 06/10/2016.

O custo de transporte de ida e volta e de hospedagem deverá ser coberto pela instituição do participante ou pelo próprio participante. Também é de responsabilidade destes a cobertura de eventuais seguros de saúde e de acidentes pessoais dos participantes durante toda a duração do curso.

Os candidatos selecionados terão suas inscrições confirmadas até o dia 10/10/2016 no site da ENCE (www.ence.ibge.gov.br). Estes candidatos deverão estar no local do curso, prontos para participar do início do curso no dia 17/10/2016, às 08:00 horas. Candidatos selecionados que eventualmente não possam satisfazer esta condição devem notificar imediatamente à Coordenação do curso, para que sua vaga seja remanejada, de vez que é imprescindível que toda a turma participe do curso desde seu início.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Coordenação do CDHP

Telefone: (21) 2142-8799

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Ficha de inscrição: ficha de inscrição

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro