logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Bolsa de pós-doutorado (PNPD) - inscrição até 30/11/2015

O Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas, da Ence/IBGE, inserido na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES, abre inscrição para preenchimento de uma bolsa de pós-doutorado para efetivação a partir dezembro de 2015, no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutoramento (PNPD) da Capes. O prazo de vigência da bolsa é de 12 meses para bolsistas com vínculo empregatício e até 60 meses para bolsista sem vínculo empregatício.

Existem três modalidades válidas em que o bolsista pode enquadrar-se: a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício; b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício; c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa (comprovação de afastamento da instituição de origem). Veja qual a modalidade correspondente ao seu perfil e qual a documentação exigida em cada caso (ver regulamento PNPD abaixo).

A mensalidade é definida pela Capes, atualmente, é de R$ 4.100,00, além do direito a R$.10.000,00 anuais para participação em congressos e assemelhados, condicionados ao envio dos recursos pela Capes a cada ano.

O regulamento do PNPD está disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/ legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf

 Os documentos necessários para inscrição são:

  1. Carta de apresentação

  2. CV Lattes atualizado

  3.  Cópia do histórico escolar e diploma de doutorado 

  4. Plano de trabalho para o período solicitado (incluindo informações sobre atuação em pesquisa e docência). Veja as duas linhas de pesquisa do Programa aqui.

  5. Demais documentações exigidas pelo regulamento conforme modalidade de inserção.

Os candidatos inscritos poderão ser chamados para entrevista presencial ou a distância em meio a ser informado.

O prazo para recebimento das inscrições foi prorrogado para o dia 30/11/2015 e o resultado será anunciado a partir de 04/12/2015.

As inscrições devem ser enviadas para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou por correio no endereço a seguir.  Em caso de envio por correio, o candidato deve enviar para o e-mail informado uma cópia digitalizada de todos os documentos.

 Endereço:        
                               Coordenação de Pós-Graduação Ence/IBGE
                               Rua André Cavalcanti, 106
                               Bairro de Fátima
                               Rio de Janeiro/RJ, Brasil
                              CEP - 20231-050

 Telefones:           (55-21) 2142-4691
                            (55-21) 2142-4696

Os interessados poderão obter informações complementares na Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação (sala 109) da Escola Nacional de Ciências Estatísticas ou nos telefones acima.

Suzana Cavenaghi
Coordenação da Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em População,
Território e Estatísticas Públicas
ENCE/IBGE

Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2015

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro