logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Novo livro de professor da Ence

 

A Ence tem a satisfação de divulgar o livro do professor José André de Moura Brito, Lógica de programação com Pascal: um curso aplicado (280 páginas), lançado em 2014, pela editora Ciência Moderna.

O livro apresenta os conceitos da lógica de programação por meio da linguagem Pascal. São apresentados desde dos conceitos mais básicos até os mais sofisticados da linguagem, no que diz respeito à utilização das estruturas sequencial, de seleção, de repetição, de vetores, de matrizes, de funções e procedimentos e de manipulação de registros e arquivos. Definições e conceitos são introduzidos com vários exemplos e exercícios resolvidos com um grau de dificuldade variado. Ao final de cada um dos capítulos, são propostos vários exercícios classificados como fáceis, moderados e difíceis. Os programas apresentados no livro abordam problemas das áreas de Matemática, Computação, Estatística, Física e Engenharia. O último capítulo traz um conjunto de aplicações das áreas de Matemática, Estatística e Computação.

José André de Moura Brito é bacharel em Matemática, mestre e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (Otimização) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem pós-doutorado em Otimização pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor da Escola Nacional de Ciências e Estatísticas (Ence/IBGE).

Mais informações sobre a obra:

http://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/logica-de-programacao-com-pascal----um-curso-aplicado.html

 
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro