logotipo ence

 

Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
_self
1/3 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

1º Encontro Letre-se para debater letramento estatístico e cidadania

No dia 3 de novembro, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) realiza o 1º Encontro Letre-se: Letramento estatístico, multiletramentos e cidadania. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece na Sala 306 (Auditório) da instituição, das 13h30 às 17h30, e convida educadores, estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema para refletir sobre a necessidade de letrar e letrar-se em tempos de desinformação e rupturas tecnológicas.

Organizado de forma interdisciplinar e interinstitucional, o evento propõe uma imersão dinâmica dividida em etapas que integram a reflexão teórica, a troca de experiências acadêmicas e a vivência interativa com dados estatísticos.

As atividades começam com a apresentação oficial do Grupo Letre-se, detalhando sua identidade interdisciplinar e a urgência de pautar a apropriação crítica dos dados na sociedade.

Na sequência, ocorre a mesa-redonda “Letre-se: qual o papel do letramento estatístico na formação cidadã?”, com os professores Alexandre Sousa da Silva (UNIRIO), Bianca Walsh (Ence) e Maria Helena Monteiro Mendes Baccar (Colégio Pedro II e Projeto Fundão).

Os participantes discutirão possíveis formas de garantir o papel do letramento estatístico em diálogo com os demais saberes do currículo nacional e propor formas significativas e lúdicas de “letrar” para o mundo atual, considerando as disputas sociais por boa informação e o avanço das novas tecnologias.

O evento termina com a experiência prática “Letre-se em ação”. Nela, os participantes se tornam protagonistas e se reúnem para aprender, refletir e se divertir, compreendendo e produzindo estatísticas presentes em questões do cotidiano.

 

Confira a programação completa

13h30 às 13h50 – Apresentação do Letre-se
13h50 às 15h30 – Mesa-redonda: Letre-se: qual o papel do letramento estatístico na formação cidadã?
15h30 às 16h – Letre-se em ação (Parte 1)
16h às 16h30 – Coffee break
16h30 às 17h30 – Letre-se em ação (Parte 2)

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do formulário: https://forms.office.com/r/twLawCE97v

 

Serviço

1º Encontro Letre-se: Letramento estatístico, multiletramentos e cidadania
Data: 3 de novembro de 2026
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Sala 306 (Auditório) – Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence)
Inscrições: gratuitas
Formulário de inscrição: https://cutt.ly/jyEfl7Ig

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro