06/09/2025
Acaba de sair a quinta edição da ENCEemFOCO, publicação semestral que conta com artigos de opinião sobre temas de destaque na Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ENCE/IBGE). E nesta edição temos uma novidade: uma seção para que você fique ainda mais por dentro do que anda acontecendo na Escola. Todas as edições estão disponíveis no site da ENCE: https://ence.ibge.gov.br/index.php/nupesq/enceemfoco.
Veja a seguir os destaques da nova edição.
Na nova seção NOTÍCIAS, Claudio Faria Marques destaca nossos principais acontecimentos recentes. Saiba mais sobre a série de webinários do Hub Regional para Big Data, as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa GENERIS, o Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho, o ENCE de Portas Abertas, a comemoração do Dia do Estatístico, os projetos de extensão que utilizam jogos, os cursos EAD oferecidos pela CTA e pelas Trilhas de Aprendizagem, e, por fim, o prêmio de melhor tese recebido por uma egressa da Escola.
No artigo DA ESTATÍSTICA À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL, Daniel Takata Gomes reflete sobre o desenvolvimento das redes neurais artificiais. Não era incomum há 20 anos que profissionais da área de estatística desdenhassem das redes neurais, que hoje servem de base para praticamente tudo que hoje se chama de inteligência artificial. “Quem diria que um modelo inicialmente usado para aplicações de classificação e previsão, e que por isso teve boa parte de seu desenvolvimento na estatística, ganharia o mundo e se tornaria tão relevante?”.
Em CATÁLOGO DE PROJETOS DA ENCE: UM ANTIGO DESEJO, Luiz Felipe Louzada faz um balanço sobre os resultados divulgados nas três edições já lançadas, referentes aos anos de 2022, 2023 e 2024. Os projetos catalogados revelam uma ampla gama de áreas de conhecimento de interesse e nas quais docentes e discentes da ENCE contribuem com produção de conhecimento.
E no artigo POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES, Georgia de Souza Assumpção comenta sobre como a Educação a Distância (EAD) é essencial para que Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) da ENCE consiga promover a capacitação dos servidores do IBGE por todo o território nacional.