Dois projetos de extensão da ENCE participaram em 22 de março do FESTMAT - Festival da Matemática do Colégio Pedro II, no Campus São Cristóvão II do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro. Foram realizadas oficinas que apresentaram jogos criados pelos projetos Aprendizado Colaborativo (Ludo Cartesiano) e Educação Estatística (Jogo da Vida). Alunos, pais e professores tiveram a oportunidade de jogar e aprender mais sobre a ENCE e a carreira de estatística.
Coordenada pelos professores Lúcia dos Santos Pinto e Juscelino Bezerra, a equipe do projeto Aprendizado Colaborativo apresentou o Ludo Cartesiano. É um jogo de tabuleiro onde quatro estudantes partem de casa em uma emocionante jornada rumo à escola. Antes de chegar ao destino, eles precisam enfrentar desafios e explorar o bairro. Para isso, devem coletar coordenadas valiosas em paradas estratégicas, superando obstáculos e desvendando surpresas pelo caminho. Desenvolvido para facilitar o aprendizado do conceito de coordenadas cartesianas, o Ludo Cartesiano pode ser jogado por estudantes dos vários anos do ensino fundamental, apresentando tanto fases iniciais quanto desafiadoras.
Coordenada pelas professoras Bianca Walsh, Larissa Alves e Renata Bueno, a equipe do projeto de extensão de Educação Estatística apresentou o Jogo da Vida. Ele foi criado para trabalhar o conceito de probabilidade através de tomadas de decisões com base na vida real. A proposta apresenta estações que simulam situações da vida cotidiana. Em cada estação existe uma probabilidade fixa de acontecer um evento e o jogador deve decidir que ação tomar. Cartas são usadas para simular a ocorrência ou não do evento. O jogador ganha ou perde graus de satisfação baseado no evento e na decisão tomada. Aquele que finalizar as estações com o maior grau de satisfação ganha o jogo.