07/04/2025
O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil está promovendo uma série de webinários sobre a produção de indicadores de mudança climática. O próximo seminário será em 16 de abril, às 11h, e abordará o uso de tecnologias para analisar a exposição das crianças a riscos climáticos, ambientais e geofísicos.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://hub.ibge.gov.br/index_port.htm. O evento será transmitido em espanhol. Estudantes de graduação da ENCE terão horas de atividades complementares lançadas automaticamente no sistema desde que se identifiquem com nome completo e número de matrícula ao se inscreverem no evento, e permaneçam até o final.
O palestrante Alberto Sibileau apresentará o trabalho da equipe de Dados e Análises da UNICEF no desenvolvimento de camadas globais de exposição a riscos. Esses conjuntos de dados geoespaciais avaliam sistematicamente a exposição das crianças a riscos climáticos, ambientais e geofísicos em todo o mundo. A sessão destacará duas aplicações: o Índice de Risco Climático Infantil e a Análise de Insegurança WASH, demonstrando como a análise de dados e as tecnologias geoespaciais podem identificar riscos climáticos, priorizar intervenções e embasar políticas baseadas em evidências.
Alberto Sibileau é consultor de engenharia de dados na Unidade de Dados e Tecnologia de Fronteira da UNICEF, parte da equipe de Dados e Análises, e possui um PhD em Mecânica Computacional. Na UNICEF, especializou-se no desenvolvimento de pipelines de dados e na análise de dados geoespaciais em grande escala, contribuindo para a implementação de índices compostos como o Índice de Risco Climático Infantil e a Análise de Insegurança WASH.
Série sobre indicadores de mudanças climáticas
O Hub Regional para Big Data está promovendo uma série de webinários para compartilhar experiências no uso de novas fontes de dados e tecnologias para a mitigação das mudanças climáticas. São abordados temas como biodiversidade, sustentabilidade do turismo e integração de informações geoespaciais para monitoramento do uso da terra. As sessões são em espanhol ou inglês, contando tanto com a participação de especialistas da América Latina e Caribe, quanto de outras regiões.
A série foi iniciada em setembro de 2024 e foram realizados webinários sobre métricas de mudanças climáticas e desastres, sustentabilidade do turismo, desastres hidrogeológicos, sensoriamento remoto e informação geográfica. Os cinco eventos reuniram 623 participantes de 26 países: Arábia Saudita, Argentina, Aruba, Belize, Bangladesh, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Eslovênia, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. As gravações são disponibilizadas na página do Hub. A série continuará com webinários mensais até julho de 2025.
ENCE/IBGE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil
Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). O Hub está sediado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.
O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.