logotipo ence

 

Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Estudantes da ENCE publicam artigo em blog da ONU sobre ensino dos ODS de forma lúdica

13/01/25

Estudantes da graduação da ENCE, Laira Zopellaro Machado Miranda Ferreira e Mateus de Morais Gomes, publicaram um artigo no blog da ONU UNSDG Learn. Intitulado "Teaching SDGs in a Ludic Way: The Experience with Datalia, a Fictional Country," o artigo destaca a experiência deles ao utilizar um país fictício chamado Datalia para facilitar a compreensão dos ODS de forma envolvente e interativa, explorando uma abordagem inovadora de ensino dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de métodos lúdicos.

datalia

Integrantes do Projeto de Extensão Educação Estatística como aliada para o desenvolvimento do pensamento crítico, Laira, Mateus  e seus colegas de projeto Julia Neotti do Nascimento e Victor Martins Quirino, e a designer Priscila Alexandre Freire, colaboradora do projeto, foram provocados pelas professoras conselheiras Bianca Walsh, Larissa Alves e Renata Bueno, com o intuito de se criar um jogo para o aprendizado e a vivência das ODS.   

equipe extensao datalia

A metodologia lúdica proposta pela equipe visa tornar o aprendizado mais acessível e interessante, utilizando dinâmicas que estimulam a criatividade e a participação dos alunos. Através de atividades práticas e simulações, os participantes puderam explorar os desafios e as possibilidades relacionadas aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis globais.

O artigo discute, ainda, a importância de integrar esses conceitos no ensino formal, enfatizando que a construção de um futuro sustentável requer não apenas conhecimento, mas também uma abordagem prática e colaborativa. Escrito em um formato acessível, o texto serve como uma fonte de inspiração para educadores e instituições que buscam implementar métodos de ensino que sejam tanto didáticos quanto motivadores. Para ler o artigo completo, acesse este link.

Criatividade e Inovação como parte da prática extensiva

A publicação do artigo reflete o compromisso da ENCE em formar profissionais capacitados e engajados com as questões sociais e ambientais contemporâneas. É um exemplo inspirador de como a criatividade e a inovação na educação podem contribuir para a conscientização sobre os ODS, tornando o aprendizado mais significativo e impactante. Os alunos ressaltam a importância de integrar práticas pedagógicas que promovam não apenas o aprendizado teórico, mas também a aplicação prática dos conceitos, preparando os futuros estatísticos para atuarem de forma consciente e eficiente em suas áreas.

estudantes Ensino fundamental datalia

O projeto está disponível para ser apresentado e vivenciado em outras escolas e instituições interessadas em explorar novas abordagens para o ensino dos ODS ou têm interesse em considerar como práticas semelhantes podem ser implementadas em nossas próprias atividades pedagógicas. A troca de experiências e a colaboração entre instituições são fundamentais para a construção de um mundo mais justo e sustentável.

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro