13/01/25
Estudantes da graduação da ENCE, Laira Zopellaro Machado Miranda Ferreira e Mateus de Morais Gomes, publicaram um artigo no blog da ONU UNSDG Learn. Intitulado "Teaching SDGs in a Ludic Way: The Experience with Datalia, a Fictional Country," o artigo destaca a experiência deles ao utilizar um país fictício chamado Datalia para facilitar a compreensão dos ODS de forma envolvente e interativa, explorando uma abordagem inovadora de ensino dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de métodos lúdicos.
Integrantes do Projeto de Extensão Educação Estatística como aliada para o desenvolvimento do pensamento crítico, Laira, Mateus e seus colegas de projeto Julia Neotti do Nascimento e Victor Martins Quirino, e a designer Priscila Alexandre Freire, colaboradora do projeto, foram provocados pelas professoras conselheiras Bianca Walsh, Larissa Alves e Renata Bueno, com o intuito de se criar um jogo para o aprendizado e a vivência das ODS.
A metodologia lúdica proposta pela equipe visa tornar o aprendizado mais acessível e interessante, utilizando dinâmicas que estimulam a criatividade e a participação dos alunos. Através de atividades práticas e simulações, os participantes puderam explorar os desafios e as possibilidades relacionadas aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis globais.
O artigo discute, ainda, a importância de integrar esses conceitos no ensino formal, enfatizando que a construção de um futuro sustentável requer não apenas conhecimento, mas também uma abordagem prática e colaborativa. Escrito em um formato acessível, o texto serve como uma fonte de inspiração para educadores e instituições que buscam implementar métodos de ensino que sejam tanto didáticos quanto motivadores. Para ler o artigo completo, acesse este link.
A publicação do artigo reflete o compromisso da ENCE em formar profissionais capacitados e engajados com as questões sociais e ambientais contemporâneas. É um exemplo inspirador de como a criatividade e a inovação na educação podem contribuir para a conscientização sobre os ODS, tornando o aprendizado mais significativo e impactante. Os alunos ressaltam a importância de integrar práticas pedagógicas que promovam não apenas o aprendizado teórico, mas também a aplicação prática dos conceitos, preparando os futuros estatísticos para atuarem de forma consciente e eficiente em suas áreas.
O projeto está disponível para ser apresentado e vivenciado em outras escolas e instituições interessadas em explorar novas abordagens para o ensino dos ODS ou têm interesse em considerar como práticas semelhantes podem ser implementadas em nossas próprias atividades pedagógicas. A troca de experiências e a colaboração entre instituições são fundamentais para a construção de um mundo mais justo e sustentável.