De 12 a 14 de junho de 2024, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Brasília recebeu o XII SEPEPUR. Com o tema "O lugar do desenvolvimento urbano e regional na retomada da política de pós-graduação brasileira", o seminário teve como foco a organização do campo de atuação e o papel social, político e cultural no Sistema Nacional de Pós-Graduação.
Na décima segunda edição, o professor Romay Garcia foi o representante do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Ence. O seminário é realizado pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR, com o objetivo de ser um fórum de debate dos cursos de pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional. O SEPEPUR foi criado a 22 anos e envolve pesquisadores, professores e discentes de pós-graduação das cinco regiões do país.
Durante o evento, Romay participou do grupo sobre Planejamento Estratégico cujo foco principal foi o uso da base de dados de egressos dos cursos de pós-graduação que, segundo o professor Everaldo Melazzo (PPGG/UNESP-PP), traz importantes informações para associar o Planejamento Estratégico à Produção Acadêmica em cada curso. Além disso, Romay também estabeleceu contatos importantes com os membros da diretoria da ANPUR, com destaque para a proposta de montar uma seção da ENCE/IBGE no próximo ENANPUR, a ser realizado em 2025 na cidade de Curitiba.
Outros destaques do evento foram os debates sobre a necessidade do fortalecimento das ações de extensão nos cursos de pós-graduação, a política nacional de desenvolvimento urbano e a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas avaliações dos cursos de pós-graduação.
A participação e as contribuições do representante da Ence foram muito valorizadas no evento, demonstrando o engajamento e relevância da Ence e do IBGE, nesse cenário acadêmico e científico.