12/07/2024
Oferecido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), o curso Introdução à Ciência de Dados foi realizado pela primeira vez entre os dias 21 de maio e 5 de julho, contribuindo para a capacitação de profissionais que buscam entender os fundamentos e a aplicabilidade da ciência de dados no mundo real. Com exigência de nível superior completo, o curso foi desenhado para oferecer uma base sólida e prática através de uma carga horária de 45 horas, incluindo atividades remotas síncronas (aulas e debates) e assíncronas (leitura e pesquisa).
O total de 1.788 pré-inscritos reflete a crescente demanda por conhecimento em ciência de dados e a reputação consolidada da ENCE. Foram selecionados 60 participantes com critérios baseados em ordem de inscrição e distribuição por Grande Região, por sexo e por público interno e externo.
Os professores responsáveis foram Paulo Tostes e Veronica dos Santos, ambos da ENCE. Também colaboraram Ian Nunes (IBGE), Ailton Furtado (IBGE), Bruno Erbisti (ENCE), Hesley Py (IBICT), Fernando Ferreira (Instituto Infnet) e Marcel Pedroso (Fiocruz). A diversidade e a experiência dos palestrantes contribuíram para enriquecer o conteúdo e a dinâmica das aulas.
“Organizar este curso foi, sem dúvida, um desafio, mas também uma experiência extremamente gratificante. Esta é a primeira edição do primeiro curso da nossa trilha de aprendizagem em Ciência de Dados, e estamos muito orgulhosos do resultado”, comenta Paulo Tostes. “Foi muito gratificante preparar e ministrar a primeira edição do curso Introdução a Ciência de Dados. Nesta turma, além dos conceitos, também discutimos e experimentamos os desafios e oportunidades da aplicação de ciência de dados na resolução de problemas sobre bem comum regional (public good)”, afirma Verônica dos Santos.
Os alunos reconheceram a qualidade do curso, destacando a excelência do corpo docente e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. “Curso muito bom! Pretendo seguir a trilha de aprendizagem para aplicar os conhecimentos em ciência de dados na minha pesquisa. A ENCE e os organizadores do curso estão de parabéns”, afirma Daniel Trespach Porto, doutorando da UFRGS e geógrafo. “Agradeço à ENCE/IBGE pela oportunidade que me foi dada para participar. Corpo docente altamente capacitado. Os conhecimentos adquiridos serão muito úteis para a execução das atividades que desempenho no trabalho”, diz Ilueny dos Santos, Natal, auditor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte.
O sucesso do curso reafirma o compromisso da ENCE com a educação de qualidade e a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do mundo atual. “A colaboração entre os instrutores, convidados e alunos foi fundamental para o alcance dos objetivos propostos, e a expectativa é que muitos participantes continuem a trilhar o caminho do conhecimento em ciência de dados, aplicando as habilidades adquiridas em suas respectivas áreas de atuação”, conclui Paulo Tostes.
Trilhas de aprendizagem
A trilha de aprendizagem Ciência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial (CDBDIA) é um projeto da ENCE/IBGE que oferece cursos dentro dessa temática. O primeiro oferecido foi o de Introdução à Ciência de Dados, entre maio e julho de 2024. O próximo é o de Inteligência Artificial em Políticas Públicas, a ser ministrado em agosto e setembro. E está previsto para este ano um terceiro curso sobre Big Data e Estatísticas Públicas. Outros cursos e trilhas estão sendo desenvolvidos e serão lançados em breve. Mais informações em https://ence.ibge.gov.br/index.php/trilhas/cdbdia.