02/07/2024
O V Workshop sobre o Uso de Big Data para Estatísticas Oficiais foi realizado entre os dias 24 e 28 de junho com o tema “ARIES (Artificial Intelligence for Environment and Sustainability) para Indicadores de Mitigação e Adaptação frente às Mudanças Climáticas”. O evento foi organizado pelo Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil em parceria com o Hub Setorial da ONU ARIES for SEEA e o Basque Centre for Climate Change (BC3), e com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) por meio da Rede de Transmissão do Conhecimento (RTC). Participantes de 13 países (Argentina, Belize, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) trocaram conhecimentos sobre uso de inteligência artificial para monitorar as mudanças climáticas.
Foram abordados temas como a plataforma ARIES, o desenvolvimento e uso de indicadores de mudanças climáticas, e a apresentação de estudos de caso. A oficina contou com sessões interativas, discussões em grupo e atividades assíncronas. Além das sessões teóricas, os participantes também se envolveram em atividades práticas, aplicando os conhecimentos adquiridos em situações reais nos seus países.
ENCE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil
Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.
O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.