logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Livro comemorativo dos 25 anos da Pós-graduação - Chamada de trabalhos

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
POPULAÇÃO, TERRITÓRIO E ESTATÍSTICAS PÚBLICAS

CHAMADA DE TRABALHOS

Livro - Comemoração dos 25 anos do Programa de pós-graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas: Articulações entre População, Território e Estatísticas Públicas

Em 1998 foi iniciado o Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da ENCE/IBGE. Em 2014 o curso foi totalmente reestruturado iniciando-se em 2015 a primeira turma de doutorado, denominado a partir de então, Programa de pós-graduação em População, Território e Estatísticas Públicas. Em 2018 para marcar a data de 20 anos de existência, a Coordenação de Pós-Graduação organizou e publicou o livro “População, Território e Estatísticas Públicas: 20 anos do Programa de Pós-Graduação da ENCE”, o qual contemplou tanto aspectos históricos do programa como de suas perspectivas e desafios futuros, com a publicação de informações acerca dos discentes, defesas e docentes que ilustraram parte dos resultados dessas duas décadas de existência.

Em 2023 o programa atinge outro marco importante de sua trajetória, comemora, em paralelo aos seus 25 anos de existência, a aprovação do conceito 5 na CAPES. A avaliação recebida pelo programa revela sua consolidação e, consequente, fortalecimento de sua trajetória na pós-graduação brasileira. Esse resultado é fruto de um esforço coletivo que envolve gerações de docentes, discentes e colaboradores que merece ser registrado.

Nesse contexto comemorativo, a Coordenação de Pós-Graduação está organizando um livro que contemplará trabalhos analíticos e metodológicos que possam fomentar as discussões feitas nas duas linhas de pesquisa (População, Território e Condições de Vida e Produção de Estatísticas Públicas) do Programa nestes últimos 5 anos. O livro  abrigará resultados de dissertações e teses de egressos dos últimos 5 anos.

Pré-requisito para submissão: Os artigos devem ter pelo menos um(a) docente ou discente que atua ou já atuou no Programa no últimos 5 anos. Os trabalhos devem ser, preferencialmente, inéditos (para trabalhos publicados totalmente ou parcialmente em outros meios devem ser enviados com a aprovação prévia de republicação).

Prazo: A submissão deve ser realizada a partir da data de publicação desta chamada até às 23:59h do dia 05 de novembro de 2023. Todas as submissões passarão por um processo de avaliação duplo-cega e aprovação final do Comitê Editorial da publicação.

Os manuscritos devem ser enviados para os correios eletrônicos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Dadas possíveis restrições de tamanho de mensagens eletrônicas, o envio de arquivos com tamanho superior a 5MB será ajustado mediante contato prévio.

A previsão é que a publicação seja lançada em março de 2024.

Formato:

1) O manuscrito deve ser digitado em Word (versão 6.0 ou superior), com espaço duplo, utilizando-se fonte de letra Arial 12 pt;
2) Tamanho máximo de 8.000 palavras;
3) Máximo de cinco elementos gráficos.
4) O manuscrito não pode conter a identificação de nenhum dos autores (inclusive retirar identificação das propriedades do documento). Deve ter título, resumo, texto e referências bibliográficas, além de incluir todos os elementos gráficos no corpo do texto. Adicionalmente, os elementos gráficos/tabelas/mapas/quadros/figuras devem ser enviados em arquivos complementares.

Comitê editorial ENCE/IBGE
Angelita Carvalho
Bárbara Cobo
César Marques
Joice Soares

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro