logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Eventos que marcaram a comemoração dos 70 anos da ENCE no 1º semestre de 2023

 selo 70  

A abertura das comemorações ficou por conta do evento de solenidade do aniversário da ENCE no dia 6 de março de 2023. O Presidente Substituto do IBGE, Cimar Azeredo Pereira, falou sobre a importância da ENCE, assim como a Coordenadora-Geral, Maysa de Magalhães. 

Os três coordenadores da ENCE, Angelita Alves de Carvalho, Gustavo Ferreira e Paulo Tostes também fizeram falas de homenagem. O evento foi encerrado com um emocionante coquetel e um bolo especial. A comunidade ENCE estava representada por seu corpo técnico, pelos colaboradores, docentes e discentes. O Conselho Diretor também esteve presente.

No dia 26 de abril, a Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) apresentou, na Série de Seminários Comemorativos dos 70 Anos da Escola, sua palestra especial de celebração, intitulada “Estratégias eficazes para manter alunos engajados”. A doutora em Educação Brasileira (PUC-Rio), Cristina Silveira, atualmente superintendente de Projetos Estratégicos da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), proferiu a palestra. A Coordenadora-Geral, Maysa de Magalhães, abriu a sessão, e o Coordenador da CTA, Paulo Tostes, parabenizou a Escola

A 2ª edição do evento ENCE Portas Abertas aconteceu na semana de 22 a 26 de maio na Escola. A ENCE abriu suas portas para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Orlando Villas Boas. A Profa Renata Bueno liderou a organização do evento, que contou com a participação dos alunos de graduação no planejamento e na condução das atividades para os adolescentes. Foi um momento emocionante por seu efeito de inclusão social e um marco concreto do crescimento de iniciativas de extensão na ENCE.

Dando continuidade a Série de Seminários Comemorativos dos 70 Anos da Escola, a Coordenação de Graduação promoveu um seminário em celebração ao Dia do Estatístico e aos 70 Anos da Escola no dia 7 de junho. O Presidente Substituto do IBGE, Cimar Azeredo Pereira, proferiu a palestra “IBGE - Modernização dos Processos de Produção Estatística – Censo 2022”. O evento contou com membros do Conselho Diretor, a comunidade acadêmica da ENCE e pessoas da sociedade, com destaque para instituições que atuaram como parceiras no Censo.

No dia 15 de junho, a Escola celebrou seus talentos em uma grande festa cultural. A 2ª Mostra de Talentos, organizada pela Profa Sandra Canton Cardoso e pelo Prof. Juscelino Bezerra, reuniu talentos de alunos, professores

e funcionários técnicos da Escola. Foram apresentações de música, dança, teatro, fotografia, habilidades especiais, yoga, culinária, em um ambiente de muito entrosamento e troca. No dia 10 de julho, a Coordenação de Pós-graduação, na Série de Seminários Comemorativos dos 70 Anos da Escola, promoveu a palestra “Desenvolvimento Sustentável, justiça e a luta contra o racismo ambiental no campo do planejamento urbano e regional”. A palestra foi ministrada pelo professor Henri Acselrad do IPPUR/UFRJ. No mesmo evento, foi feito o lançamento da seção especial da Revista Brasileira de Geografia, organizada em celebração aos 25 anos da Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território. Além dos eventos, dois vídeos sobre a ENCE foram produzidos: um comemorativo dos 70 anos e o outro institucional. Também foram lançados um canal exclusivo no Youtube, uma galeria de diretores no seu sítio eletrônico e o primeiro número da Revista ENCEemFoco, no dia da Abertura da Solenidade.

No segundo semestre, a Escola vai realizar uma semana comemorativa com seus egressos de todos os níveis de ensino. A previsão do evento é para a semana de 18 a 22 de setembro.

Para ver as fotos dos eventos mencionados neste artigo, visite o Instagram da ENCE: https://www.instagram.com/ence_oficial/

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro