A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) estabeleceu as normas para ações afirmativas nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola.
Para o Bacharelado em Estatística, a reserva de vagas será definida de acordo com o Termo de Adesão Ence - SiSU/MEC e valerá para o acesso à graduação a partir do primeiro semestre de 2024.
Para a Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território e para o Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas (mestrado e doutorado), as vagas reservadas se destinarão a pessoas autodeclaradas pretas e pardas e comprovodamente pertencentes às populações indígenas ou membros de outros povos e comunidades tradicionais.
Os editais dos processos seletivos para os cursos de pós-graduação serão publicados no mês de agosto e disporão sobre o número ofertado para cada modalidade de vagas reservadas. As ações afirmativas já valerão para as turmas de 2024.
Os detalhes sobre a política de ações afirmativos foram estabelecidos pela Instrução Normativa IN - Ence 16/2023 e pela Instrução Normativa IN - Ence 17/2023, publicadas no Boletim de Serviço nº 3194.