logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Egressa da Especialização da ENCE publica artigo sobre territórios indígenas e a expansão do agronegócio

Raquel Capella, egressa do curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território da ENCE, publicou o artigo intitulado "Indigenous territories of the Brazilian Amazon facing agribusiness expansion: a pesticide exposure susceptibility index based on Census data" - em coautoria com Darlan Nunes, Fernando Damasco e Yuri Guida na revista norte-americana Environmental Challenges: Management and Solutions. Darlan e Fernando, ambos servidores da Diretoria de Geociências e docentes do curso, foram orientador e coorientador da aluna em 2021, respectivamente.

A monografia "Terras indígenas da Amazônia Legal frente à expansão do agronegócio: proposta de um indicador de susceptilidade à exposição de agrotóxicos utilizando sistemas de informação geográfica" foi defendida por Raquel no ano de 2021 e subsidiu a elaboração do artigo. Em setembro de 2022, a egressa também participou do Seminário ENCE/DGC com uma comunicação relacionada a seu trabalho de conclusão.

O artigo pode ser encontrado pelo link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2667010023000252

Já a monografia está disponível no site da ENCE e pode ser encontrada no link a seguir: https://ence.ibge.gov.br/index.php/especiliza-selecione-o-ano/monog-espec-21

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro