Na última sexta-feira, dia 11/11/2022, durante as atividades de encerramento do XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (SBGFA), realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o trabalho elaborado pelos alunos do Curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território da ENCE recebeu o Prêmio Prof. Jorge Marques de melhor trabalho oral no Eixo Recursos e segurança hídrica nas discussões socioambientais.
O trabalho foi uma proposta da Profa. Dra. Rosangela Botelho, responsável pela disciplina Fundamentos de Hidrologia, aos alunos da turma de 2022, para o relato e compartilhamento do levantamento e análises decorrentes do trabalho de campo realizado em agosto, sob sua supervisão. O trabalho intitulado "APLICAÇÃO DO PROTOCOLO DE AVALIACAO RÁPIDA DE RIOS AO AMBIENTE FLUVIAL DA BACIA DO RIO BONFIM - PETROPOLIS/RJ, de autoria de Rosangela Garrido Machado Botelho, Isabela Fernandes Travassos, Maya Luiza Teles Garcia, Leonardo Cacadini Bizerra da Silva, Joao Vitor Conegundes Borsato, Leonardo Jose Lopes, Caroline Oliveira Lira, Anluizi Cejara Carvalho da Costa, Mariana Rosa de Souza, Patricia Guedes Pimentel, Jair Bezerra dos Santos Junior e Daiane Euzebio dos Santos Silva - objetivou a capacitação e experimentação do uso do Protocolo de Avaliação Rápida de Rios (PAR-R) para o diagnóstico da qualidade ambiental de um sistema hídrico montanhoso sob significativa alteração antrópica.
O trabalho, acredita-se, estava bastante alinhado ao tema central do evento, que versou sobre o "Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo". A professora ressalta a dedicação e compromisso que os alunos demostraram durante todo o processo de escrita, submissão e apresentação do trabalho e acredita que iniciativas como esta estimulam a produção acadêmica do alunos e, em especial, o desenvolvimento de suas monografias no âmbito do curso.