logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

RBEs - Edição Especial Número temático 2020

A Revista Brasileira de Estatística (RBEs), uma publicação oficial da Associação Brasileira de Estatística (ABE) em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o periódico estatístico mais antigo do país, com início de suas atividades em 1940. A RBE  abre chamada a Edição Especial sobre o número temático “O uso da estatística para a compreensão das dinâmicas sociais e econômicas da Covid-19”, com publicação prevista para o segundo semestre de 2020.

A pandemia da doença Covid-19, causada pelo novo Coronavírus – SARS-CoV-2, têm mobilizado preocupações globais em diversos campos científicos, dentre os quais a Saúde e a Economia. Pesquisadores de todo o planeta têm analisado dados relacionados à doença utilizando as mais diversas e refinadas abordagens, com produção acelerada de artigos científicos que tratam das variadas dimensões relacionadas à pandemia. Nesse âmbito, a Estatística tem tido um papel fundamental, fornecendo análises e evidências que permitam inferir sobre potenciais trajetórias, construir cenários e analisar a qualidade e limitações dos dados disponíveis. Essa edição especial da RBEs é dedicada ao tema e publicará artigos que tragam reflexões das dimensões sociais e econômicas do novo coronavírus a partir de estatísticas públicas e modelos estatísticos.

Os editores associados responsáveis pelo número temático são Daniel Takata Gomes e César Augusto Marques da Silva. Pretende-se que a edição contenha contribuições sobre os mais diversos aspectos que relacionem a pandemia de Covid-19 à estatística, incluindo estudos sobre:

- Desenho amostral, coleta de dados em pesquisas e a produção de estatísticas oficiais no contexto da pandemia.
- Análises sobre os efeitos econômicos da pandemia.
- Modelagens estatísticas e construções de cenários de evolução da pandemia.
- Análises espaciais de expansão da Covid-19.
- Estatística e políticas públicas.
- Bioestatística e a pandemia.
- Aspectos demográficos.
- Estatística e a epidemiologia da Covid-19.
- O uso das estatísticas públicas no subsídio a tomada de decisão no contexto da pandemia.
- Incertezas e limites dos dados relacionados a Covid-19.

Autores(as) interessados(as) deverão submeter seus artigos até 17/07/2020.

A submissão dos artigos será realizada a partir do acesso ao link:

http://rbes.net.br/ojs/index.php/rbes/about/submissions#onlineSubmissions

Os autores devem estar atentos às diretrizes e, em particular, quanto ao uso do modelo de artigo disponibilizado nesta página.

Após entrar no sistema para fazer a submissão, no Passo 1, os(as) autor(res)(ras) devem escolher a seção apropriada para a submissão (leia Seções e Políticas na página Sobre a revista), no caso desta chamada, a Edição Especial – Número Temático 2020.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro