logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Novo livro de professor da Ence

A Ence tem a satisfação de divulgar o livro do professor José André de Moura Brito, Linguagem R - Uma Visão Computacional  (288 páginas), lançado em março de 2020, pela editora Ciência Moderna.

O livro traz uma visão geral da linguagem R. Apresenta desde os conceitos mais básicos da linguagem,  até alguns conceitos mais avançados, no que diz respeito à utilização das estruturas de seleção,  de repetição, de vetores,  matrizes, listas, data frames, fatores, tabelas, da família das funções  apply, lapply e tapply, construção de gráficos, além de uma introdução ao paralelismo.

Os sete primeiros capítulos desse livro trazem uma descrição do ambiente de  trabalho do R e dos objetos básicos e especiais, que são utilizados nessa linguagem,  sejam eles: vetores, matrizes, data frames, listas e fatores.

Os capítulos subsequentes apresentam:

(i) estruturas de repetição e seleção utilizadas no R;

(ii) uma descrição detalhada do funcionamento e da criação de funções no R; (iii) manipulação de strings;

(iv) introdução ao paralelismo e à criação e manipulação de vários tipos de gráficos no R;

(v) descrição dos quatro tipos de funções que são utilizadas no R em distribuições de  probabilidade e a proposta de alguns projetos, mais especificamente, exercícios de maior complexidade que abrangem vetores, matrizes, data frames, estruturas de repetição, funções e gráficos.

Em todos os capítulos, as definições e conceitos são introduzidos com exemplos. Além disso,  ao final dos capítulos de número 2 até 10, são apresentados exercícios resolvidos (mais de 70) com grau de dificuldade variado.

José André de Moura Brito é bacharel em Matemática, mestre e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (Otimização) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Tem pós-doutorado em Otimização pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor da Escola Nacional de Ciências e Estatísticas (Ence/IBGE).

Mais informações sobre a obra:

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/linguagem-r---uma-visao-computacional.html

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro