logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Curso de Extensão: Desigualdade

Professor: Carlos Gradín (United Nations University)

Idioma: Português

Datas: 3 a 7 de junho de 2019

Horário: 14:00 às 17:30

Carga horária: 15 horas

Local: Sala 104

Vagas: 22

Inscrições: de 27 a 31 de maio (até 14 horas), na Secretaria da ENCE ou por e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Pré-requisitos: Estatística; Distribuições; Noções de Desigualdade.

Objetivo

Familiarizar os participantes com os principais desafios conceituais e metodológicos envolvidos na análise da desigualdade econômica, tais como a escolha do indicador de bem-estar, as diferentes abordagens para desigualdade, ou os diferentes problemas enfrentados ao usar dados de pesquisas amostrais. Os participantes também deverão se familiarizar com as principais ferramentas usadas em tais análises, especialmente a Curva de Lorenz e os índices de desigualdade, entendendo suas diferentes propriedades. Finalmente eles devem aprender como usar análise de decomposição para compreender alguns dos principais determinantes da desigualdade.

Abordagem

O curso sobre desigualdade consistirá de seis módulos apresentados durante uma semana, distribuídos de maneira flexível entre teoria e prática. Durante as aulas, os participantes vão aprender sobre os principais conceitos. Em seguida, vão aprender como usar tais conceitos em sessões práticas e com trabalho para casa. As sessões práticas usarão Stata para produzir resultados com dados de pesquisas reais. Uma lista de leitura será oferecida para permitir aprofundar o conhecimento do tema. Os participantes poderão trabalhar individualmente ou em grupo em tarefas especificadas, por exemplo, para analisar a distribuição da renda de grupos populacionais específicos.

Clique aqui para visualizar a ementa do curso.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro