logotipo ence

Workshop ENCE e o Mercado de trabalho

2worshop ence mercado

Vem aí a segunda edição do evento Workshop ENCE e o mercado de trabalho! O evento ocorrerá entre os dias 01/dez e 04/dez de 2020 e contará com onze palestras que acontecerão todas de forma online via webex a partir de 14:00h.

O Woskshop tem como objetivo trazer as experiências do mercado de trabalho para levantar a discussão de assuntos relacionados à Estatística.

Você verá palestras que mostrarão os desafios do mercado de trabalho para o jovem estatístico e contará com um ambiente de interação entre os discentes e as empresas.

A participação no evento valerá horas em atividades complementares. Para que as horas sejam computadas, os alunos devem ingressar na sala de reunião com o nome completo e o número de matrícula.

Clique sobre os cartazes  para abrir o pdf com  programação  e link de acesso ao evento.

 Prog workshop 01Dez  Prog workshop 02Dez  Prog workshop 03Dez  Prog workshop 04Dez

 

Apresentação

O Programa Institucional de Projeto de Pesquisa para Alunos de Graduação (PPAG) atende alunos do curso de graduação que não possam participar do PIBIC, colocando-os em contato com pesquisadores da ENCE e suas linhas de pesquisa, visando despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais, através de sua participação em projetos de pesquisa.

Este programa permite um aprendizado bem diferente daquele obtido nas disciplinas da graduação,  e pode ter aspectos experimentais, teóricos ou computacionais. Nela, o aluno poderá estudar um tópico novo, desenvolvendo sua criatividade e independência acadêmica, sua capacidade de resolução de problemas e sua capacidade expositiva. Participar desta programa é uma experiência muito rica para todos os alunos, tanto para os que pretendem seguir uma carreira acadêmica, como para os que pretendem uma carreira empresarial.

 

Livros ENCE

1. Lógica de Programação com PASCAL - Um Curso Aplicado

 untitled

Este livro apresenta os conceitos da lógica de programação através da linguagem Pascal. Nesse sentido, são apresentados desde os conceitos mais básicos da linguagem até os mais sofisticados, no que diz respeito à utilização das estruturas sequencial, de seleção, de repetição, de vetores, de matrizes, de funções e procedimentos e de manipulação de registros e arquivos. Definições e conceitos são introduzidos com vários exemplos e exercícios resolvidos com um grau de dificuldade variado. Além disso, ao final de cada um dos capítulos, são propostos vários exercícios classificados como fáceis, moderados e difíceis. Os programas apresentados neste livro abordam problemas das áreas de Matemática, Computação, Estatística, Física e Engenharia. O último capítulo traz um conjunto de aplicações das áreas de Matemática, Estatística e Computação.

 

Número de páginas: 280
Edição: 1 (2014)
ISBN: 9788539905355
Formato: Impresso e digital
Autor: José André de Moura Brito

   

2. Linguagem R - Uma Visão Computacional

 untitled2

Este livro traz uma visão geral da linguagem R. Apresenta desde os conceitos mais básicos da linguagem, até alguns conceitos mais avançados, no que diz respeito à utilização das estruturas de seleção, de repetição, de vetores, matrizes, listas, data frames, fatores, tabelas, da família das funções apply, lapply e tapply, construção de gráficos, além de uma introdução ao paralelismo.

 

Número de páginas: 288
Edição: 1 (2020)
ISBN: 9788539910793
Formato: Impresso e digital
Autor: José André de Moura Brito

 

3. Pandas Python: Data Wrangling para Ciência de Dados

pandas python Eduardo Correa Ciência de dados é um processo que emprega técnicas estatísticas e computacionais para analisar grandes bases de dados. A etapa de pré-processamento, onde as bases de dados relevantes devem ser reunidas e adequadamente formatadas, costuma ser a mais trabalhosa, ocupando tipicamente 80% do tempo consumido. É nesta fase que são realizadas as tarefas de seleção, limpeza e transformação dos dados, comumente referenciadas como atividades de Data Wrangling, Data Munging ou Data Preparation. A biblioteca pandas foi especialmente projetada para oferecer o suporte ao processo de Data Wrangling e ela já se consolidou como a biblioteca para ciência de dados mais utilizada no ambiente Python.
Neste livro, Eduardo Corrêa aborda a pandas sob uma perspectiva profissional, explicando como utilizá-la para resolver problemas práticos e, muitas vezes, difíceis de Data Wrangling. Você aprenderá a teoria com um projeto prático, que envolve o uso da pandas como ferramenta para viabilizar a execução das atividades de seleção, estudo, limpeza e transformação de uma base de dados real. O projeto mostrará o passo a passo para realizar o pré-processamento desta base de dados, que será então utilizada como fonte para a criação de um modelo de Machine Learning, mais especificamente, um modelo de classificação de dados.
  Número de páginas: 223
Edição: 1 (2019)
ISBN: 9788572540483
Formato: Impresso e digital
Autor: Eduardo Corrêa Gonçalves

 4. Meu Primeiro Livro de Python

meu primeiro livro de python Eduardo Correa Este livro apresenta os conceitos e técnicas fundamentais para aqueles que desejam começar a trabalhar com Python para ciência de dados. O livro cobre os aspectos computacionais da ciência de dados, o que significa que tem como foco principal ensinar o leitor a desenvolver programas capazes de processar bases de dados de diferentes tamanhos, formatos e graus de complexidade. O trabalho destina-se a todo tipo de profissional envolvido com ciência de dados: biólogos, matemáticos, engenheiros, cientistas sociais, químicos, administradores, físicos, estatísticos, economistas, etc., enfim, qualquer pessoa que deseje aprender a desenvolver os seus próprios scripts Python para explorar bases de dados relacionadas a problemas de sua área de atuação. Não é necessário nenhum pré-requisito. Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Isto significa que você pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, contanto que atribua o crédito ao autor original e não utilize a obra derivada para fins comerciais.
  Número de páginas: 227
Edição: 2 (2019)
ISBN: 9786590009500
Formato: Digital
Autor: Eduardo Corrêa Gonçalves

5. Meu Primeiro Livro de SAS

meu primeiro livro de sas Eduardo Correa Este livro apresenta os principais conceitos e técnicas para o desenvolvimento de programas de alto desempenho na linguagem SAS – a poderosa linguagem de programação utilizada no sistema SAS. O trabalho está dividido em seis capítulos: (i) Muito Prazer, Sistema SAS; (ii) Introdução à Linguagem SAS; (iii) Trabalhando com Bases de Dados no Formato Texto; (iv) Transformação de Dados no Passo DATA; (v) Introdução às PROCS do Base SAS; (vi) Programação Avançada.
  Número de páginas: 170
Edição: 1 (2019)
ISBN: 9786590009517
Formato: Digital
Autor: Eduardo Corrêa Gonçalves

 6. Amostragem: Teoria e Prática Usando R

amostragem Pedro Luis do Nascimento Silva Este é um livro escrito para apoiar a aprendizagem de Amostragem. Nosso objetivo principal é orientar um leitor no caminho para aprender os conceitos, as principais ideias e a usar as ferramentas de amostragem para resolver problemas.
 
Edição: 1 (2020)
ISBN: 9
Formato: Digital
Autor: Pedro Luís do Nascimento Silva, Zélia Magalhães Bianchini, Antonio José Ribeiro Dias

 

 

 

Atividades na ENCE continuam acontecendo com ajuda da tecnologia

A ENCE vem mantendo remotamente as atividades de ensino, pesquisa, treinamento, capacitação e gestão, durante o período de isolamento social para prevenção do novo coronavírus.

Isso tem sido possível graças ao empenho e trabalho de excelência de todos os gestores, docentes e servidores da Escola, aliado a um aparato tecnológico, traduzido em plataformas, serviços e aplicativos como VPN, Moodle, WEBEX e Microsoft Teams, disponibilizado pelo IBGE.

Desde  20 março, quando todas as atividades presenciais foram suspensas na ENCE, diversas medidas foram tomadas pela direção da Escola, de forma a mitigar os impactos da pandemia em nossas atividades.

Neste período, diversas reuniões de trabalho têm sido realizadas para tratar de questões associadas ao modo remoto do ensino, da capacitação/treinamento, das atividades científicas e da gestão.

As aulas, em todos os níveis de ensino - graduação, especialização, mestrado e doutorado - foram retomadas desde o dia 11 de maio na forma remota e síncrona, deste modo resguardando a segurança de todos e reduzindo o impacto da pandemia no calendário acadêmico e na vida profissional futura dos alunos. Os docentes têm utilizado, em suas aulas síncronas, diversas soluções tecnológicas garantindo, assim, a qualidade dos cursos e a acessibilidade dos alunos. Esta é uma nova experiência que os discentes estão vivenciando ao participar das aulas, a partir de suas casas, através de computadores e celulares utilizando  tecnologias de informação e comunicação.

 

Grad Grad 2     

 

Pos 2n

 

Nos seminários e nas defesas de TCC, monografia, dissertações, qualificações  e teses, assim como em outras atividades, foram adotadas soluções tecnológicas que têm permitido a realização desses eventos na forma online.

 

Mono Previas2

 

No que diz respeito à capacitação e ao treinamento, têm sido realizadas diversas atividades e desenvolvidos diversos projetos para atender às demandas estratégicas do IBGE como, por exemplo, o treinamento da PNAD-COVID 19 e da PNAD-C.

 

CTA 2 oficina redacao

 

 CTA 1 ONUn

 

Todas estas  atividades e ações traduzem, de forma inequívoca, o compromisso da ENCE na formação de recursos humanos, com a sociedade e como centro de promoção e avanço do conhecimento em suas áreas de atuação, desta forma contribuindo para a redução das desigualdades e o desenvolvimento do país.

Publicações Científicas

Publicações científicas sobre o COVID-19, principalmente relacionadas aos campos de atuação da ENCE.

CCSA. How covid-19 is changing the world: a statistical perspective. Committee for the Coordination of Statistical Activities. Disponível em https://unstats.un.org/unsd/ccsa/documents/covid19-report-ccsa.pdf

Balbo, N. et al. Demography and the coronavirus pandemic. Population and Policy Brief, n. 25, 2020. Disponível em https://population-europe.eu/policy-brief/demography-and-coronavirus-pandemic.

Dowd, J. B. et al. Demographic science aids in understanding the spread and fatality rates of COVID-19. PNAS, v. 117, n. 18, 2020. Disponível em https://www.pnas.org/content/117/18/9696.

Goldstein, J. R.; Lee, R. D. Demographic perspectives on mortality of covid-19 and other epidemics. NBER Working Paper n. 27043, 2020. Disponível em https://www.nber.org/papers/w27043.

Haesbert, Rogério. Desterritorialização sem limites: reflexões geográficas em tempos de pandemia. Boletim ABPC n. 17, 2020. Disponível em
https://cienciapolitica.org.br/noticias/2020/04/boletim-17-desterritorializacao-sem-limites-reflexoes.

Harvey, D. Política anticapitalista em tempos de coronavírus. Jacobin Brasil, 2020. Disponível em https://jacobin.com.br/2020/03/politica-anticapitalista-em-tempos-de-coronavirus.

Medford, A.; Trias-Llimós, S. Population age structure only partially explains the large number of COVID-19 deaths at the oldest ages. OSF Preprints, 2020. Disponível em https://osf.io/kb2zg/.

Noronha, K. et al. Análise de demanda e oferta de leitos hospitalares gerais, UTI e equipamentos de ventilação assistida no Brasil em função da pandemia do COVID-19. Nota técnica CEDEPLAR/UFMG. 2020. Disponível em https://www.cedeplar.ufmg.br/noticias/1223-nota-tecnica-analise-de-demanda-e-oferta-de-leitos-hospitalares-gerais-uti-e-equipamentos-de-ventilacao-assistida-no-brasil-em-funcao-da-pandemia-do-covid-19.

Subramanian, S. V.; James, K. S. Use of the Demographic and Health Survey framework as a population surveillance strategy for COVID-19. The Lancet Global Health, 2020. Disponível em https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(20)30213-8/fulltext.

Projetos com atuação da ENCE

• PNAD Covid
Com coleta por telefone, a PNAD Covid é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em parceria com o Ministério da Saúde, para quantificar as pessoas com sintomas de Covid-19 e os impactos da pandemia no mercado de trabalho. Os docentes da ENCE, Alinne de Carvalho Veiga e Pedro Luis do Nascimento Silva, fazem parte deste projeto.

• Revista Brasileira de Estatística
Chamada da RBE edição especial – Revista Brasileira de Estatística, para o número temático “O uso da estatística para a compreensão das dinâmicas sociais e econômicas da Covid-19”.  A edição especial da RBE publicará artigos que tragam reflexões das dimensões sociais e econômicas do novo coronavírus a partir de estatísticas públicas e modelos estatísticos. Os editores associados responsáveis pelo número temático são Daniel Takata Gomes e César Augusto Marques da Silva, docentes da ENCE.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro