logotipo ence

Atividades na ENCE continuam acontecendo com ajuda da tecnologia

A ENCE vem mantendo remotamente as atividades de ensino, pesquisa, treinamento, capacitação e gestão, durante o período de isolamento social para prevenção do novo coronavírus.

Isso tem sido possível graças ao empenho e trabalho de excelência de todos os gestores, docentes e servidores da Escola, aliado a um aparato tecnológico, traduzido em plataformas, serviços e aplicativos como VPN, Moodle, WEBEX e Microsoft Teams, disponibilizado pelo IBGE.

Desde  20 março, quando todas as atividades presenciais foram suspensas na ENCE, diversas medidas foram tomadas pela direção da Escola, de forma a mitigar os impactos da pandemia em nossas atividades.

Neste período, diversas reuniões de trabalho têm sido realizadas para tratar de questões associadas ao modo remoto do ensino, da capacitação/treinamento, das atividades científicas e da gestão.

As aulas, em todos os níveis de ensino - graduação, especialização, mestrado e doutorado - foram retomadas desde o dia 11 de maio na forma remota e síncrona, deste modo resguardando a segurança de todos e reduzindo o impacto da pandemia no calendário acadêmico e na vida profissional futura dos alunos. Os docentes têm utilizado, em suas aulas síncronas, diversas soluções tecnológicas garantindo, assim, a qualidade dos cursos e a acessibilidade dos alunos. Esta é uma nova experiência que os discentes estão vivenciando ao participar das aulas, a partir de suas casas, através de computadores e celulares utilizando  tecnologias de informação e comunicação.

 

Grad Grad 2     

 

Pos 2n

 

Nos seminários e nas defesas de TCC, monografia, dissertações, qualificações  e teses, assim como em outras atividades, foram adotadas soluções tecnológicas que têm permitido a realização desses eventos na forma online.

 

Mono Previas2

 

No que diz respeito à capacitação e ao treinamento, têm sido realizadas diversas atividades e desenvolvidos diversos projetos para atender às demandas estratégicas do IBGE como, por exemplo, o treinamento da PNAD-COVID 19 e da PNAD-C.

 

CTA 2 oficina redacao

 

 CTA 1 ONUn

 

Todas estas  atividades e ações traduzem, de forma inequívoca, o compromisso da ENCE na formação de recursos humanos, com a sociedade e como centro de promoção e avanço do conhecimento em suas áreas de atuação, desta forma contribuindo para a redução das desigualdades e o desenvolvimento do país.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro